fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

O que nos faz sentir coceira e por que queremos nos coçar?

Em geral, a coceira é um sinal enviado por nervos da pele ao cérebro após a liberação de substâncias do sistema imunológico – como a histamina – respondendo a irritações

Por BBC

 

É praticamente impossível ficar parado quando aquele comichão surge do nada. Mas de onde vem a sensação de coceira? E por que dificilmente conseguimos evitar nos coçar? Assista ao vídeo.

O corpo reage a toxinas deixadas na pele – por exemplo, por insetos ou plantas – enviando substâncias químicas defensivas, como a histamina, à área irritada.

É nesse momento que os sinais de coceira são enviados ao cérebro por terminações nervosas da pele. É o corpo reagindo a uma irritação – que pode ter várias causas.

Entre elas, segundo a dermatologista britânica Anjali Mahto, há condições como “deficiência de ferro; para vegetarianos ou veganos, se tiverem baixos níveis de vitaminas ou nutrientes, como B12, e ácido fólico; se houver problemas com o funcionamento dos rins ou do fígado; se há um problema com o funcionamento da tireoide; a lista é longa”.

Mas ela alerta ser importante saber “se há uma condição médica por trás disso”.

Para isso, é necessário fazer um exame de sangue, explica. Além disso, sempre que possível, busque ajuda médica.

Mas há dicas que você pode colocar em prática, como manter a pele refrescada, usar roupas de fibras naturais, passar hidratante e tomar anti-histamínicos.

Também evite coçar demais o local, já que isso pode causar danos à pele. “Sua pele é uma barreira, mantendo as coisas boas para dentro e as coisas ruins para fora”, diz.

“Se você coçá-la demais, suas unhas vão destruir essa barreira. É importante romper com esse ciclo vicioso de coçar a coceira”, acrescenta.

Foto: BBC