fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, conseguiram desativar alergia ao alimento com vacina nasal em camundongos

Por G1

Um estudo publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology” nesta quarta-feira (11) demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias.

Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como “invasores” a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo.

A partir dessa premissa, assim, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo.

Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo.

Os ratos responderam às alergias a amendoim de forma similar aos humanos afetados, com sintomas que incluíam coceira na pele e dificuldade para respirar.

O estudo avaliou a proteção contra reações alérgicas duas semanas após a administração da dose final da vacina.

Pesquisadores acreditam, no entanto, que a proteção contra a alergia seja duradoura e vão continuar acampanhando as cobaias.

Vacinas contra alergia
Atualmente, os Estados Unidos possuem vacinas que tratam a reação alérgica depois que elas ocorreram. O objetivo do estudo dos cientistas, no entanto, é evitar o surgimento das alergias em primeiro lugar.

O próximo passo da pesquisa é a avaliação da eficácia da vacina em seres humanos e estender os estudos em camundongos.

“Estamos mudando a maneira como as células imunológicas respondem quando expostas a alimentos que podem levar à alergia”, diz a especialista Jessica O’Konek, principal autora do estudo, em nota.

Foto: Divulgação