fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Vacinação contra a febre amarela será diária em Uberaba

Medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (22). Atualmente, a vacinação ocorre somente às terças e quintas

 

Por G1 Triângulo Mineiro

 

A partir da próxima segunda-feira (22), a vacinação contra a febre amarela irá ocorrer diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de 8h às 16h. Atualmente, a vacinação acontece às terças e quintas-feiras. Ate o momento, não há em Uberaba nenhum caso suspeito da doença, informou a assessoria da Prefeitura.

A medida foi adotada pois houve um aumento na procura pela vacina nos últimos dias. Assim, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, determinou a equipe da Vigilância em Saúde a organização da vacinação todos os dias para atender a comunidade.

Segundo o diretor Nelson Rannieri, há 3.650 doses no estoque e 1.000 nos postinhos. Já foram solicitadas mais ao Estado. Somente nas primeiras semanas de 2018 foram vacinados 1.035 cidadãos. Em 2017, foram 58.765 doses aplicadas.

Crianças de 9 meses a adultos de até 59 anos, que não receberam nenhuma dose, devem se vacinar. Acima de 60 anos com orientação médica. Vale lembrar que quem vacinou uma única vez, já está protegido.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também reforçou a atuação das Unidades de Saúde das zonas rural e urbana, UPAs e hospitais, solicitando que redobrem a atenção com relação a notificação de pacientes com sintomas da doença, bem como pede a população que informe sobre qualquer primata morto na região.

Monitoramento
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também informou que continua o monitoramento do bairro rural de Santa Rosa, onde houve denúncia de um primata morto. A equipe do Departamento de Zoonoses esteve no local, mas não encontrou o animal.

Vale lembrar que o macaco não transmite a doença, mas sim é vítima do mosquito e serve como indício de que há circulação do vírus da doença na região.

A denúncia de primatas mortos deve ser feita ao Departamento de Zoonoses pelos números (34) 3317-4660 e 3315-4173.

Foto: Miguel Schincariol/AFP