fbpx

Operação da Receita Federal investiga declarações fraudulentas de médicos de Fortaleza

A Delegacia da Receita Federal em Fortaleza realiza intensa fiscalização a um esquema fraudulento que consiste na emissão de recibos médicos por serviços não prestados ou com valor superior ao pago no procedimento. Segundo a Receita, a operação denominada “Sanitas” investigou a declaração de 242 contribuintes entre 2012 e 2014, com a identificação de 16 profissionais da saúde. As multas aplicadas aos envolvidos totalizam R$ 5 milhões.

Apesar da sanção aplicada, segundo a Receita, alguns profissionais voltaram a cometer crimes contra a ordem tributária e novas fraudes foram percebidas. “Nas declarações de imposto de renda entregues já em 2015, a Receita Federal identificou que quatro desses profissionais continuam emitindo recibos com indícios de fraudes e outros novos profissionais já foram identificados como suspeitos de praticarem o mesmo ilícito”, afirmou auditor Vitor Casimiro.

Casimiro alerta que para sair da mira da operação é preciso enviar uma declaração retificadora “que exclua informações com despesas médicas informadas indevidamente e arque com o pagamento da diferença do imposto de renda não paga, com multa pelo atraso”.

Sindicato repudia

Procurado pela reportagem, o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará informou, via assessoria de comunicação, que, embora defenda a categoria, “a gestão não é corporativista e também preza pela melhoria à assistência da população. O Sindicato não apoia nenhum ato de corrupção ou de improbidade, em repúdio a qualquer procedimento que fira a legislação”.

Fonte: http://www.verdinha.com.br/
Foto: A. Duarte, via Flickr

Opções de privacidade