Possível erro médico deixa bebê em estado grave no Paraná

Um menino de seis meses quase morreu após ser medicado de forma supostamente incorreta por uma médica da UBS do Núcleo de Santa Maria, em Ponta Grossa (PR), na manhã desta quarta-feria (21).

Com convulsão, a criança foi levada pela avó à UBS. Durante o atendimento, entretanto, foi tratada com medicamentos para parada cardiorrespiratória (doses de adrenalina e corticoide).

Ao reagir aos remédios ministrados, o menino entrou em estado grave e uma equipe de especialistas do SAMU foi acionada para prestar atendimento. A equipe orientou a médica na realização do tratamento para convulsão. O menino foi encaminhado ao Hospital Geral Unimed e passa bem.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, um documento detalhado do atendimento realizado pelo SAMU será enviado à Secretaria Municipal de Saúde para que o caso seja apurado.

Fonte: http://www.diariodoscampos.com.br/

Menino que teve braço engessado fica com o membro torto e pai reclama de erro

O caso aconteceu em Vilhena (RO). Um menino de seis anos sofreu uma queda na escola, no ano passado (2014). Com o braço quebrado, foi encaminhado ao Hospital Regional de Vilhena e teve o membro engessado por um médico ortopedista. O pai alega que o médico engessou o braço do menino sem colocar no osso no lugar.

Após a retirada do gesso, a família notou que o menino ficou com o membro completamente torto. Ao procurarem o HR novamente, o pai foi informado que uma cirurgia deveria ser feita para tentar consertar o braço do filho, mas não conseguiu o encaminhamento. O pai procurou o Ministério Público do Estado de Rondônia, para que o filho pudesse fazer a cirurgia corretiva.

Segundo o pai, o médico que engessou o braço do menino afirmou que o caso é normal: “Ele disse que não adianta mexer, olhou o braço e disse que é assim mesmo, que é normal ficar torto. E não quis passar o encaminhamento”.

Givaldo afirmou que não vai deixar o filho ficar com o braço torto, “eu também tenho o meu braço torto, por erro médico. Hoje não posso trabalhar em qualquer emprego, não posso fazer força nesse braço. É horrível, não quero que meu filho passe por isso”, concluiu.

20151020061535
Foto: Jesica Labajos/divulgação Folha de Vilhena

Fonte: http://folhadevilhena.com.br/

Presidente da ANADEM conferencia em evento de ultrassonografia em São Paulo, dia 23 de outubro

O Presidente da ANADEM Dr. Raul Canal participará de conferência durante grande evento relacionado à ultrassonografia que acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), de 21 a 24 de outubro de 2015.

O evento abrangerá o 19° Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia – SBUS, 11° Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL, 2° Curso Internacional da IAN DONALD SCHOOL e o 2° Simpósio de Ultrassonografia na Doença Trofoblástica gestacional.

A conferência será no dia 23 de outubro, sexta-feira, no AUDITÓRIO 2 do Centro de Convenções Frei Caneca, após as mini-conferências das 16:30h:

16:30 – 18:00 – MINI-CONFERÊNCIAS
Coordenador: Fábio Roberto Ruiz Moraes (TO)
Presidente: Agnaldo Cesário da Silva (MT)

18:00 – 18:30
Conferencia: “JUDICIALIZAÇÃO DA MEDICINA E GESTÃO JURÍDICA DO RISCO MÉDICO”
Conferencista: Dr. Raul Canal (DF), advogado e Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM)

Acesse aqui o site do evento.

CARTAZ_SBUS_2014_FINAL

Foto: Pete, via Flickr