Pequenas empresas receberão orientação da Anadem sobre judicialização da saúde
Por Vinícius Tavares
O diretor jurídico da Anadem, Walduy Fernandes, participou nesta quinta-feira (31/3) de uma videoconferência na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, onde abordou o tema “judicialização da saúde”. O encontro virtual contou com a participação de gestores do Sebrae Nacional e dos estados que trabalham especificamente em projetos voltados a pequenos negócios na área da saúde.
Walduy apresentou uma panorama dos problemas ligados aos processos judiciais em casos de suposto erro médico e deu dicas sobre procedimentos que devem ser tomados por clínicas e empreendedores para evitar ações judiciais.
“Os profissionais precisar estar atentos ao que está escrito nos códigos de ética em relação a procedimentos médicos e questões éticas envolvendo a publicidade, por exemplo, e outros conflitos que podem vir a se tornar processos”, comentou ao responder a perguntas formuladas por participantes da videoconferência.
A gerente adjunta de Serviços do Sebrae, Ana Clévia, reconheceu que ainda há muito desconhecimento por parte dos empreendedores sobre os limites de atuação em relação a possíveis processos judiciais.
A coordenadora da carteira de projetos na área de saúde do Sebrae, Lea Lagares, lembrou que as informações levadas pela Anadem serão muito válidas para capacitar os consultores do Sebrae na hora de orientar as micro e pequenas empresas do segmento de saúde.
Foto: Charles Damasceno / Agência Sebrae de Notícias
Troca de medicação pode ter provocado morte de bebê no Piauí
A Comarca de Campo Maior (PI) recebeu o resultado do inquérito que investigava a morte de uma criança de um ano e oito meses, em setembro passado, depois de ter recebido uma medicação no Hospital Regional da cidade, a 78 km de Teresina.

Duas pessoas que foram indiciadas pela polícia e trabalham no hospital já prestaram depoimento e estão sendo acusadas de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A Justiça deve se pronunciar sobre o caso na próxima semana.
A Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Regional de Campo Maior informaram que não foram oficialmente notificados sobre o resultado do inquérito policial e que tanto a diretoria de vigilância sanitária como o hospital abriram processos administrativos para apurar o caso.
Entenda o caso
Em setembro do ano passado a menina deu entrada no hospital público de Campo Maior com diarreia e dores no estômago. A criança foi medicada, mas passou mal e morreu após o atendimento. A família suspeita de erro médico. O laudo do Instituto Médico Legal de Teresina (IML) concluiu que a morte foi causada por edema pulmonar.
Além da investigação da polícia, uma sindicância do Conselho Regional de Medicina (CRM) foi aberta, mas segundo a assessoria de imprensa do órgão, o processo tramita em sigilo e o conselheiro sindicante pelo caso ainda não concluiu o procedimento.
Na época, a polícia também investigou o desaparecimento de imagens gravadas pelas câmeras de segurança do hospital no dia do atendimento.
A direção do Hospital Regional de Campo Maior informou que foi disponibilizado, no mês de outubro, o aparelho de captura de imagens do hospital. Sobre o material usado durante o atendimento da paciente, o hospital repassou que foi jogado fora, como de costume em qualquer atendimento.
Com informações do Portal G1
http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/03/para-promotor-troca-de-medicacao-pode-ter-provocado-morte-de-bebe.html
Imagens: TV Globo
Somese e Cremese promovem até sábado Congresso da Sociedade Médica em Sergipe
“Conflitos e Desafios Atuais na Saúde Pública e Privada” será o tema do IV Congresso da Sociedade Médica de Sergipe. O evento será realizado pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese) em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), e com o Apoio da Anadem, nos dias 31 de março, 1 e 02 de abril de 2016.
O IV Congresso da Sociedade Médica de Sergipe estima reunir aproximadamente 300 pessoas, distribuídos em médicos de diversas áreas, gestores públicos e privados, acadêmicos e áreas afins.
A programação científica abordará um amplo e democrático debate sobre a saúde Pública e Privada do Brasil, buscando promover a reflexão crítica sobre as temáticas atuais que mobilizam profissionais, acadêmicos, gestores e pesquisadores.
Serão abordados temas sobre o Ensino Médico – Qualidade e Avaliação Continuada para o Exercício da Profissão, A Situação da Oncologia no Estado de Sergipe, Disparidade na Atenção ao Tratamento do IAM e AVE, Conflitos e Demandas na Atuação do Médico em Tempos de Mídias Sociais, Sustentabilidade Financeira dos Sistemas de Saúde, Modelos de Remuneração Médica dentre outros.
A abertura do congresso acontecerá no Auditório do Bloco G da UNIT, na noite do dia 31 de Março, com a palestra “A Saúde Hoje no Brasil e suas Perspectivas” proferida pelo Dr. Florentino Cardoso, Presidente da Associação Médica do Brasil (AMB). O evento é uma boa oportunidade de reencontrar colegas, aperfeiçoar e atualizar conhecimentos.
Certificado: 16 horas
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO G DA UNIT
ENDEREÇO: Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia, Aracaju – SE
INSCRIÇÕES:
Evento Aberto (Público em Geral)
Estudantes: R$ 50,00
Profissionais: R$ 80,00
– Sociedade Médica de Sergipe – SOMESE
Endereço: R. Guilhermino Rezende, 426 – Bairro São José, Atrás do Hospital São Lucas, Aracaju – SE
Telefone:(79) 3211-0719 | 9 8815-0525
OU
– Através do site:(www.duplacomunicacaoeventos.com.br/congressosomese.wsp)
Pagamento via depósito (CPF Identificado) ou boleto bancário.
José Aderval Aragão
Presidente do IV Congresso da SOMESE
Comissão Científica:
André Cavalcanti Gentil
Cárcio Sobral Porto
Carlos Barreto Barboza Júnior
Clarrissa França
Dercílio Alves Fontes
Hesmoney Ramos de Santana Rosa
José Aderval Aragão
José Augusto Soares Barreto Filho
José Fábio Santos Leopoldino
Maurício de Aquino Resende
Raimundo Sotero de Menezes Filho
Rosa Amélia Andrade Dantas
Rubens Araújo de Carvalho
Wilson Antônio Barbosa Leão
Zairson de Almeida Franco
Raul Canal profere palestra hoje no 5º Brazilian Meeting of Phlebology em SP
O presidente da Anadem, Raul Canal, participa nesta sexta-feira (1/4), em São Paulo, do 5º Brazilian International Meeting of Phlebology, onde profere palestra sobre a Judicialização da Saúde. O evento ocorre no Centro de Convenções do Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, entre os dias 1 a 2 de abril.
Acesse o site do evento.
