Conselheiros da Anadem dão curso sobre Direito e Medicina a professores em Aracajú

Os conselheiros jurídicos da Anadem Hilton Porto e Carlos Victor Silva, sócios do Porto Silva Advocacia e Consultoria, participaram como professores do Curso de Direito e Medicina promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) na última sexta-feira (27/5).

Curso Carlos Victor 31 maio 016

O evento foi realizado no Auditório Dr. João Franca de Santana, localizado na sede da Sociedade Médica de Sergipe, e contou com a presença de diversos médicos e conselheiros estaduais no intuito de debater os aspectos ético-legais da Medicina.

A condução do painel que tratou sobre o sigilo médico foi de responsabilidade conselheiros, que são especialistas em Direito Médico. Na ocasião, foram abordados os bens jurídicos protegidos e as causas que justificam a quebra do segredo profissional.

Presidente da Anadem Raul Canal, recebe prêmio da Associação Nacional de Prefeitos e Vices

O advogado Raul Canal, que é presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), recebeu na última semana, em Brasília, o Prêmio Personalidade Nacional da Revista Prefeitos e Vices, edição 2016. A homenagem foi concedida pela ANPV (Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil) durante solenidade que reuniu centenas de prefeitos, vice prefeitos e gestores no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, na última quinta-feira (16/5).

ANPV maio 2016 4

“Este é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado em sua área de atuação e no benefício aos gestores públicos municipais brasileiros”, destacou o presidente da ANPV, Arnaldo Lima.

O evento “Prêmio ANPV 2016” foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar a gestão dos prefeitos que se destacam. A ANPV leva em conta projetos que impulsionam o desenvolvimento econômico e social das cidades, revelando a competência da administração como Gestor Municipal na aplicação de recursos que mudaram a vida das pessoas nos municípios, dentro da visão de um desenvolvimento sustentável.

ANPV maio 2016 2

“Fico muito orgulhoso com este prêmio e de poder contribuir com o debate sobre o Direito Médico e a saúde pública no país”, destacou Raul Canal.

ANPV maio 2016 3

Homenageado

Raul Canal é um dos maiores especialistas do país em Direito Médico e é autor de diversos livros, entre eles “Erro Médico e Judicialização da Medicina” (Editora Saturno, 2014). É fundador do escritório Raul Canal & Advogados Associados, que tem sede em Brasília e atuação em todo o país.

Informações: (61) 3213.2121 [email protected] / www.anadem.com.br

Tags: Raul Canal; Anadem; Erro Médico; Direito Médico; Judicialização da Saúde; Raul Canal & Advogados Associados; Análises Clínicas; Negligência; Imperícia; Imprudência; Hospital; Processo; Justiça; Prêmio Personalidade Nacional da Revista Prefeitos e Vices; Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil.

Jogador do Coritiba diz que foi vítima de erro médico

Kleber Gladiador voltou a enfrentar o Grêmio. Depois de um ano do acordo na Justiça e rescisão de contrato, o atacante foi derrotado com o Coritiba no último domingo (29/5) pelo campeonato brasileiro. Depois do jogo, disse que foi vítima de um erro médico e que não guarda mágoas.

“Foi extamente isso que aconteceu, um erro médico. Tanto que fui a outro médico em Porto Alegre e depois tratei em São Paulo. Estava estourado (o tornozelo). Tive que operar. E eu vinha jogando e tomando medicação, não sabia que tinha rompido. Hoje é fácil falar, mas passou, tenho carinho pelo clube”, disse o Gladiador.
O caso citado ocorreu em 2012. Kleber alegava repetidamente dores no tornozelo esquerdo e ficava fora de muitos treinamentos. Até que o departamento médico o entregou ao técnico Vanderlei Luxemburgo para voltar a jogar diante do Millonários, na Colômbia, pela Sul-Americana daquele ano. O jogador ficou seis minutos em campo e não aguentou de dor. Saiu e não atuou mais na temporada. Passou por cirurgia no tendão fibular ao fim daquele ano e voltou a jogar em 2013, quando foi titular do time.
“Atrapalha qualquer jogador. Uma lesão que se toma infiltração para inibir a dor, se paga um preço por isso. Tenho carinho pelo clube e as pessoas. Não culpo nem julgo ninguém. Torço pelos títulos do Grêmio. Fui feliz enquanto estive aqui, não tenho que falar mal do clube”, resumiu o atleta.
No fim de sua passagem pelo clube de Porto Alegre, Kleber foi afastado do grupo e treinou separado. Depois do empréstimo ao Vasco, em 2014, o Gladiador esbarrou em um problema particular com Felipão, que treinava o time gaúcho, e acabou excluído. Trabalhou seis meses sem os companheiros até o fim do caso nos tribunais.
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o departamento médico do Grêmio negou qualquer erro. Segundo o médico Márcio Bolzoni, o tratamento realizado foi o melhor para evitar a cirurgia e Kleber foi autorizado a procurar o médico particular. A cirurgia, realizada no fim de 2012, foi, ainda, acompanhada por profissionais do clube. A postura é a mesma da época da lesão.
Kleber já recebeu R$ 2,6 milhões do Grêmio em acordo de rescisão. Com aumento programado para o próximo mês, a parcela de R$ 220 mil será mantida pelos próximos três anos.
Departamento médico foi alvo de críticas
O departamento médico do Grêmio foi alvo de críticas neste ano. O motivo foi o surto de caxumba que atingiu o grupo. A série de casos gerou cobrança interna e a chance de mudança entre os responsáveis pela pasta. Mas ao fim, nada aconteceu e a direção resolveu dar força aos profissionais do clube.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/05/30/kleber-diz-que-foi-vitima-de-erro-medico-mas-nao-guarda-magoa-do-gremio.htm
Crédito: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio