Presidente da Anadem fala sobre necessidade da criação de Varas Especializadas em Direito da Saúde
O VII Encontro de Direito Médico de Rondônia está sendo realizado nesta quarta-feira (13), no auditório da Seccional da OAB do Estado
Acontece, neste momento, o VII Encontro de Direito Médico de Rondônia, promovido pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, filiado à Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética). Um dos principais temas do dia é abordado pelo presidente da Anadem Raul Canal, sobre a necessidade da criação de varas especializadas em Direito da Saúde no País, em virtude da judicialização da medicina.
A conferência, que reúne grandes nomes do Direito, é realizada no auditório da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nomes como Cândido Ocampo, Gilberto Barbosa Batista, Emilia Oiye, Rosângela Masaro Protti e Andrei Leonardo Freitas de Oliveira também estão presentes, compondo a mesa.
ENTREVISTA A REDE TV – Por ser um assunto de relevância e de utilidade pública, um repórter da Rede TV também procurou o presidente da Anadem para uma entrevista. “Com a criação das varas especializadas, tanto o paciente como o médico ganham. Nelas, profissionais que tem o Direito Médico como abordagem central oferecem um outro olhar ao processo e, inclusive, facilitam o trâmite, que atualmente demora anos”, comentou.
Óleo de buriti: promessa para melhorar alimentos industrializados
Rica em nutrientes benéficos, a substância começa a ser testada no lugar do famigerado óleo de palma
Por Thaís Manarini, do Saúde é Vital
A população da região dos cocais, no Norte do Brasil, está acostumada a tratar feridas e infecções de pele com o óleo do fruto de uma palmeira chamada buriti. De olho na riqueza do ingrediente, o químico Pedro Pessôa, do Instituto Federal do Maranhão, campus Caxias, teve a ideia de testá-lo na área alimentícia.
O produto escolhido para ser turbinado foi o creme vegetal. “Resolvi utilizar uma fração do óleo de buriti no lugar do de palma, que, por ser refinado, perde boa parte de seu valor nutritivo“, informa Pessôa, que desenvolveu o projeto na Universidade Estadual Paulista em São José do Rio Preto.
Como o óleo do buriti entrou na receita em sua forma bruta, agregou ao creme vegetal compostos interessantes à saúde, como antioxidantes e vitaminas A e E. O alimento não agradou só na teoria. “Fizemos testes sensoriais e a aceitação foi boa”, relata o pesquisador.
Agora é aguardar mais pesquisa e torcer para que ele seja incorporado em alimentos disponíveis no mercado.
Foto: Deborah Maxx/SAÚDE é Vital
Uma gordura que faz bem para o cérebro
Alimentos que esbanjam a versão monoinsaturada turbinariam o foco e até a capacidade de resolver problemas
Por Vand Vieira, do Saúde é Vital
Vira e mexe é divulgada uma nova pesquisa estreitando a relação entre alimentação e o funcionamento do cérebro. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, resolveu se concentrar especificamente em um nutriente: as gorduras monoinsaturadas.
Para quem não sabe do que estamos falando, trata-se de um subtipo de gordura aclamado por favorecer o equilíbrio dos níveis de colesterol e a saúde do coração. A substância pode ser encontrada no abacate, no azeite de oliva e nas oleaginosas.
Voltando ao estudo, os experts recrutaram 99 adultos e, por meio de um teste sanguíneo, verificaram as taxas da tal gordura monoinsaturada em cada um deles. Em paralelo, essa turma passou por avaliações de inteligência e por exames de imagem de última geração que medem a eficiência do cérebro.
Resultado: os voluntários que apresentaram uma quantidade maior do nutriente no organismo também exibiram mais conexões entre os neurônios presentes na rede de atenção dorsal do cérebro. E essa é uma área importantíssima para a concentração e a capacidade de driblar os desafios do cotidiano.
Só não vale usar o achado como justificativa para seguir uma dieta descompensada, ok? Os próprios autores do trabalho ressaltam que, embora esse tipo de análise historicamente foque em uma ou outra substância, é comprovado que um cardápio equilibrado como um todo interfere na massa cinzenta. O maior valor dessa experiência, na realidade, é indicar uma associação da gordura monoinsaturada com melhoras em uma parte específica do cérebro.
Foto: Dercílio//Uma gordura que faz bem para o cérebro/SAÚDE é Vital