Na noite da última quarta-feira (14), a sede do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) recebeu o lançamento da obra: “Assédio moral na formação médica: conscientizar para combater”. O livro foi escrito por 15 especialistas da área, e é organizado pelos médicos Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, conselheiro e coordenador de Comunicação do Cremesp, e Elio Belfiore, delegado regional em Campinas. O evento contou também com a participação da AMB (Associação Médica Brasileira).
Entre os autores está o advogado, Dr. Carlos Magno dos Reis Michaelis Junior, especialista em Direito à Saúde e Direito Médico pela Universidade de Direito de Coimbra (UDC). A obra, voltada para estudantes, residentes, supervisores e instituições de ensino médio, chama a atenção para a complexidade dentro da formação médica, indo além da sala de aula, trazendo ainda orientações sobre aspectos legais inerentes ao assédio, com propostas para enfrentá-lo e outras informações úteis.
“É de extrema importância para os novos médicos, que ingressam no mercado, aprender a lidar com os impropérios da profissão”, diz o presidente da Anadem, Dr. Raul Canal.