Entidades acompanharam o dia da Comissão de Finanças e Tributação e também se reuniram com o deputado federal Jeronimo Goergen, relator de diversos projetos favoráveis à classe
ANDREW SIMEK
Em luta pelo direito dos médicos residentes brasileiros, a Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) e a ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes) estiveram, nesta quarta-feira (27), na Comissão de Finanças e Tributação (CTF) da Câmara dos Deputados e também com o deputado federal Jeronimo Goergen (PP-RS).
O parlamentar é, a pedido da Anadem, relator de vários projetos de lei que criam benefícios para os médicos residentes, como auxílio-moradia, auxílio-alimentação, décimo terceiro salário, data base para reajuste da bolsa e licença gestante. As entidades foram representadas pelo Dr. Raul Canal, presidente da Anadem, e pelos Drs. Maicon, Gabriel e Euler, diretores da ANMR. O assessor parlamentar Jonathan Medeiros também participou das reuniões.
Goergen se comprometeu a apresentar o relatório favorável na CFT já na próxima quarta-feira. “Embora tenhamos apenas mais duas semanas de trabalho no Congresso, vamos tentar pautar a matéria na CFT na última semana legislativa”, declarou o presidente da Anadem.
Canal ainda afirmou que é vergonhoso um residente, médico já formado, receber menos de três mil reais para uma jornada de 60 horas semanais, sem os mínimos direitos assegurados a qualquer trabalhador no Brasil.