fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Pessoas com esquizofrenia têm 3 vezes mais risco de morrer por Covid-19

Estudo mostra que o distúrbio mental é o segundo fator de risco mais perigoso em casos de infecção pelo Sars-CoV-2, ficando atrás apenas da idade

Por Galileu

Um estudo liderado por pesquisadores da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, mostra que pessoas com esquizofrenia, um transtorno mental que afeta o humor e a percepção da realidade, têm quase três vezes mais risco de morrer por Covid-19 do que aquelas sem a distúrbio psiquiátrico.

Isso torna o problema o segundo fator de risco mais perigoso em casos de Covid-19, logo após a idade. Sexo masculino, doenças cardíacas e raça foram classificadas em seguida, depois da esquizofrenia. A pesquisa foi publicada na útlima quarta-feira (27) na revista JAMA Psychiatry.

“Com este novo entendimento, os provedores de saúde podem priorizar melhor a distribuição de vacinas, testes e cuidados médicos para este grupo”, afirma, em nota, Katlyn Nemani, que participou da pesquisa.

O estudo também mostrou que pessoas com outros problemas de saúde mental, como transtornos de humor ou ansiedade, não apresentam risco aumentado de morte por infecção por novo coronavírus. Todavia, ele levanta a possibilidade sobre haver algo na biologia da esquizofrenia que está tornando aqueles que a têm mais vulneráveis ​​à Covid-19 e outras infecções virais. Uma explicação provável é um distúrbio do sistema imunológico, possivelmente ligado à genética, diz Nemani.

Para a investigação, a equipe de pesquisa analisou 7.348 registros de pacientes que trataram a Covid-19 no auge da pandemia em alguns hospitais de Nova Iorque e Long Island entre 3 de março e 31 de maio de 2020. Desses casos, eles identificaram 14% com diagnóstico de esquizofrenia, transtornos de humor ou ansiedade. Em seguida, os pesquisadores calcularam as taxas de mortalidade de pacientes em até 45 dias após o teste positivo para o vírus.

“Agora que temos uma melhor compreensão da doença, podemos examinar mais profundamente quais, se houver, problemas do sistema imunológico podem contribuir para as altas taxas de mortalidade observadas nesses pacientes com esquizofrenia”, diz o autor sênior do estudo Donald Goff.

Foto: Two Dreamers/Pexels