Aberto ao público, webinário da Academia Brasileira de Ciências divulga trabalhos nacionais inovadores para o combate à pandemia do novo coronavírus
Por Revista Galileu
Desde o início da pandemia de Covid-19, cientistas do mundo todo vêm se empenhando em conduzir estudos científicos a fim de encontrar soluções contra o Sars-CoV-2. E no Brasil não é diferente. Nesta terça-feira (6), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove um evento virtual e gratuito para apresentar alguns dos trabalhos feitos no país.
Um dos estudos que serão debatidos no webinário Novas Fronteiras em Pesquisas sobre Covid-19 mostra o potencial do uso de inibidores de processos inflamatórios sobre lesões pulmonares causadas pela doença. O foco do trabalho é o TNF, molécula que regula processos biológicos. “Já está bastante demonstrado em pesquisas recentes que pacientes graves têm níveis de TNF inflamatórios aumentados. O nosso estudo mostra pela primeira vez a possibilidade de bloqueio desse aumento”, conta a microbiologista Vivian Vasconcelos da Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em comunicado à imprensa.
Vencedora do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2020, promovido pela Unesco e pela ABC, da Costa apresentará resultados da diminuição de lesões nos pulmões de camundongos infectados com um betacoronavírus, similar ao Sars-CoV-2. Os efeitos do inibidor também se revelaram positivos na aplicação em células humanas in vitro, investigação que agora aguarda publicação em revista científica.
Outro palestrante do evento online será o virologista Thiago Moreno, que é vice-coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CDTS/Fiocruz). Além de discutir respostas que antivirais usados no tratamento da hepatite C podem ter contra a Covid-19, o pesquisador vai expor um novo indicador de casos de mortalidade precoce pela doença relacionado a um retrovírus endógeno.
Impactos do Sars-CoV-2 no cérebro são outro alvo de uma das pesquisas exibidas ao público nesta terça-feira. A partir da identificação dos astrócitos, células atacadas pelo coronavírus, o professor da Unicamp Daniel Martins de Souza encontrou a indução de mudanças cerebrais mesmo em casos moderados da Covid-19.
Essas e outras produções científicas serão apresentadas entre 16h e 18h, no canal do YouTube da ABC. O webinário terá moderação de Luiz Davidovich e Helena Nader, presidente e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, respectivamente.
Foto: ThisisEngineering RAEng/Unsplash