fbpx

Anadem lança nota de apoio ao Conselho Federal de Medicina

Material manifesta apoio ao presidente da entidade, Dr. Mauro Luiz de Brito Ribeiro, que foi incluído no rol de investigados pela CPI da covid-19. Leia:

NOTA DE APOIO AO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) manifesta apoio ao Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), pela infundada e injustificada inclusão de seu nome no rol de investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19.
O Dr. Mauro Luiz de Brito Ribeiro sempre trabalhou firme pelo exercício da medicina, com zelo e ética profissional.

Na história do Brasil, nunca existiu uma interferência política tão grande na questão envolvendo a saúde pública, ao ponto de certas autoridades usarem a CPI para constranger, humilhar e desrespeitar profissionais da saúde com larga credibilidade internacional. E pior, autoridades que não têm qualquer experiência médica e, consequentemente, não conhecem a realidade de pacientes da pandemia em hospitais e postos de saúde.

Ademais, o médico tem soberania clínica. A autonomia é do paciente. Enquanto que, a politização da pandemia é a utilização do palanque, no caso, materializada lamentavelmente na forma de CPI, para fins pessoais e eleitorais, mas não científicos.

Depreende-se, também, que a decisão do relator da CPI é uma tentativa de usurpação de legitimidade e competência exclusiva do CFM, estabelecida pela Lei nº 3.286/1957, para definir o que é ético ou antiético.

Ante o exposto, manifestamos apoio incondicional ao Presidente do CFM, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, pela injustificada inclusão de seu nome no rol de investigados pela CPI da covid-19, devendo sempre ser respeitada a soberania clínica do médico e a autonomia do paciente.

Brasília/DF, 15 de outubro de 2021.

Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética

Opções de privacidade