Mês de conscientização visa reduzir o número deste tipo de câncer, que é o mais comum entre homens e causa a morte de 28,6% da população masculina
Neste mês, inicia-se a campanha mundial de combate ao câncer de próstata: o Novembro Azul. Este é o tipo de câncer mais comum entre os homens e causa a morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas, acarretando 1 morte a cada 38 minutos no Brasil. A Anadem aderiu ao movimento e implementou a campanha “Tenha um dedo de prosa com seu médico”, com o objetivo de incentivar o grupo de risco à tomar medidas preventivas.
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que pode atrapalhar a sua identificação, já que, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso, é essencial que se realize o diagnóstico precocemente, mesmo na ausência dos sintomas.
A partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores, os homens devem procurar o urologista para realizar o exame de toque retal. Esqueça o preconceito: realize o exame anualmente e fique atento aos sinais. Com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).