Deputado distrital Jorge Vianna (PSD/DF) promoveu o evento, que contou com a participação de representantes de sindicatos e associações de biomedicina, das autarquias de saúde do DF, além dos profissionais da área; presidente da Anadem discursou
ENZO BLUM
Brasília/DF, 21 de novembro de 2022 – Em comemoração ao Dia do Biomédico, foi realizada uma sessão solene, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), proposta pelo deputado distrital Jorge Vianna. O evento contou com a presença do presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, que compôs a mesa.
Também participaram o presidente do CRBM (Conselho Regional de Biomedicina) da 3ª região, Dr. Renato Pedreiro Miguel; a presidente da ABMDF (Associação dos Biomédicos do Distrito Federal), Dra. Aline Kelen Vesely Reis; o presidente do SINDBIOMEDICOS/DF (Sindicato dos Biomédicos do Distrito Federal), Bruno Carvalho; o presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Osnei Okumoto; Elaine Cristina representando o Instituto e Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF); e Samara Furtado representando a Secretaria de Saúde (SES-DF).
Durante a sessão, os participantes destacaram as áreas de atuação da Biomedicina e as reinvindicações da categoria, como o piso salarial. O presidente da Anadem destacou a importância dos biomédicos e declarou compromisso com as pautas da área. “Temos que valorizar os verdadeiros heróis. Os biomédicos são essenciais e devem estar unidos na luta pelos seus direitos. A união do rebanho obriga o leão a dormir com fome”, completou Canal.
Os profissionais convidados também manifestaram o desejo da inclusão do curso de Biomedicina em universidades públicas. A pauta foi bem recebida pelo deputado Jorge Vianna, que propôs reuniões com as lideranças da especialidade para a concretização.
DIA DO BIOMÉDICO
De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, são mais de 100 mil profissionais no Brasil. O dia 20 de novembro foi instituído como Dia do Biomédico, em 2006, em referência ao dia em que a profissão foi regularizada.