Palestra conduzida pelo presidente da instituição, Raul Canal, abordou o livro “Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”. Participantes destacaram empatia nas relações
Brasília (DF), 6 de setembro de 2023 – Em ação promovida pelo setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos, diretores, gerentes e supervisores da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) participaram, ontem, da trilha de aprendizagem intitulada “Comunicação Não Violenta”. O treinamento foi baseado no livro de Marshall B. Rosenberg, psicólogo estadunidense.
O encontro foi dirigido pelo presidente da maior rede de blindagem profissional do Brasil, Raul Canal, que reforçou a importância da boa relação entre gestores e colaboradores para o crescimento da instituição. “O relacionamento interpessoal também faz parte do trabalho. Ter atenção com o modo de falar e de redigir um e-mail pode fazer a diferença para o cumprimento efetivo das demandas”, disse.
Os gestores abordaram suas considerações sobre o livro e a aplicação dos conceitos no cotidiano. Eles também focaram na importância da empatia nas relações de trabalho entre colaboradores.
A OBRA
No livro, o autor explica os princípios da comunicação não violenta, que fortalecem nossa capacidade de agir com compaixão, mesmo em condições adversas. A técnica é baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um se expressa e ouve os demais. Marshall B. Rosenberg apresenta quatro componentes: a observação, o sentimento, as necessidades e o pedido.