fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Projeto cria fundo federal para financiar combate a epidemias e pandemias

Por Medicina S/A

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Fundo Nacional de Apoio a Pandemias e Epidemias (Fnape), destinado a financiar ações e serviços públicos de combate a epidemias e pandemias. Os recursos poderão ser utilizados para a compra, pelo SUS, de insumos hospitalares e equipamentos de proteção individual, e no treinamento de agentes de saúde. O dinheiro poderá ainda garantir o abastecimento de medicamentos e de testes, entre outros suprimentos médicos.

O fundo receberá recursos do Orçamento da União e de outras fontes, como fundos públicos, doações particulares e convênios com órgãos públicos. Em situações de emergência em saúde pública no território nacional, será destinado ao Fnape de 10% dos fundos partidário e eleitoral.

O relator, deputado Leo Prates (PDT-BA), apresentou um substitutivo à proposta original – Projeto de Lei 1022/20, do deputado Mário Negromonte Jr (PP-BA) –, incluindo novas fontes de financiamento e especificando as atividades que serão financiadas pelo fundo.

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Foto: Reprodução

Opções de privacidade