fbpx

Anadem celebra Dia do Médico em sessão especial promovida pela FPMed no Senado

Durante a solenidade, o senador Dr. Hiran Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed), ressaltou o trabalho do presidente da Anadem, Raul Canal, em prol dos médicos brasileiros

Brasília (DF), 16 de outubro de 2024 – A Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) realizou, na manhã desta quarta-feira, uma sessão especial no Plenário do Senado Federal em homenagem ao Dia do Médico – cuja data oficial é 18 de outubro, para coincidir com o Dia de São Lucas, o santo padroeiro da medicina. Em seguida, foi oferecido um almoço para convidados na Associação Médica de Brasília (AMBr).

A mesa foi presidida pelo senador Dr. Hiran Gonçalves (PP-RR), presidente da FPMed, que destacou a importância da união da classe médica e da criação de políticas públicas efetivas voltadas à saúde brasileira. “É preciso leis elaboradas para garantir melhores condições de trabalho aos médicos, o que impactará diretamente na sociedade. É um dia de reflexão, data de convergência de esforços a favor da medicina e dos médicos brasileiros”, pronunciou.

Durante a solenidade, que contou com a presença de parlamentares, médicos e representantes de entidades médicas, o presidente da FPMed saudou o presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, e reconheceu seu apoio à classe e ao trabalho em favor dos médicos do País.

ATUAÇÃO EM PROL DOS MÉDICOS

A Anadem trabalha ativamente pela aprovação de projetos de lei voltados à classe médica, como o Projeto de Lei (PL) n.º 1.365/2022, em tramitação no Senado, que visa a aumentar para R$ 10.991,19 o piso salarial de médicos para a jornada de trabalho de 20 horas, além de ajustar o valor adicional da hora extra e do adicional noturno.

Em setembro de 2023, enviou uma nota técnica para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em que propõe a fixação do salário-mínimo no valor de R$ 18.709,99 para a jornada de trabalho de 20 horas semanais. Além disso, reforçou a precarização dos serviços da área e a necessidade de valorização dos profissionais para garantir a saúde e o bem-estar da população.

A Sociedade também é apoiadora e participante assídua dos debates promovidos pela Frente Parlamentar Mista da Medicina, que defende e estimula a prática da medicina de qualidade e busca fortalecer serviços médicos no Brasil.

Opções de privacidade