Programa coordenado pela International Space Academy e pela R-Crio Células-Tronco levou seu estudo para o evento Studant Spaceflight Experiments Program, que é realizado na Flórida, EUA, com participação de escolas e instituições científicas de diversos países
Cabo Canaveral (EUA), 3 de julho de 2025 – Realizado na sede do Kennedy Space Center (KSC), um dos centros de maior destaque da NASA, localizado na costa leste da Flórida, o Studant Spaceflight Experiments Program reúne até amanhã (4) estudantes de escolas e de instituições científicas de diversos países que apresentam projetos com experimentos aeroespaciais. O presidente da Anadem, Raul Canal, participa do evento.
Por meio de um acordo de cooperação técnica, científica e educacional, a Anadem é apoiadora e patrocinadora do International Journey – ISS Expedition, programa no Brasil e em Portugal, que é coordenado pelo KSCIA – International Space Academy (centro de pesquisa de educação espacial baseado na Flórida) e pela R-Crio Células-Tronco (laboratório brasileiro especializado em biotecnologia e em Medicina Regenerativa).
O projeto voltado a estudantes estuda o comportamento das células-tronco mesenquimais em ambientes de gravidade zero, visando a entender o seu potencial para tratamentos regenerativos e reparação tecidual em situações extremas. As células usadas na pesquisa foram colhidas do periósteo palatino do presidente da Anadem.
Durante o evento, Canal, que realiza estudo de doutorado na área de Medicina Regenerativa, destacou a importância desse tipo de célula. “É o futuro da medicina. A Medicina Regenerativa representa um grande avanço e é preciso garantir os investimentos em estudos da área”, afirmou.
Também estão presentes o cirurgião plástico e doutorando em Medicina Regenerativa André Ferrão Vargas e o biólogo e geneticista Roberto Fanganiello. Eles destacaram a importância do programa para promover mais estudos globais sobre o tema.