Esse problema especialmente preocupante entre jovens fez um grupo da Universidade de São Paulo produzir um vídeo diferente
Por Theo Ruprecht, do Saúde é Vital
“A cada 45 minutos, um brasileiro comete suicídio. E muito são estudantes universitários”. Esse é um dos recados de um vídeo que viralizou na internet sobre a prevenção desse problema em adolescentes e jovens adultos.
Feito pelo Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e pelo Grupo de Trabalho dos Direitos Humanos da Esalq de Piracicaba, ele ganhou as redes sociais com o mote “Quem quer chamar sua atenção merece sua atenção”. Trata-se de uma alusão ao fato de que 90% dos casos poderiam ser prevenidos – mas muitas vezes não são por ignorarmos determinados sinais. Já são mais de 2 milhões de visualizações.
“Tivemos uma enorme surpresa com o retorno. Percebemos quanto essa questão é importante e pouco falada, muito por conta de um tabu”, comenta Maria Tendlau, orientadora de arte dramática do TUSP, em comunicado. “Muitas vezes, o estudante não consegue lidar com os excessos”, completa.
Ilustração: Daniel Araújo/SAÚDE é Vital