De acordo com a Dae, pesquisa apontou concentração do inseto no local. Medidas preventivas incluem também orientação aos visitantes para manterem distância do lago
Por G1 Sorocaba e Jundiaí
O Jardim Japonês do Parque da Cidade de Jundiaí (SP) foi fechado temporariamente devido a uma investigação de carrapatos, conforme divulgado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) nesta segunda-feira (20).
A medida de prevenção foi tomada após uma pesquisa acarológica feita pela Zoonoses em todo o parque apontar maior concentração de carrapatos no jardim. A Vigilância Epidemiológica ressalta que não há casos suspeitos de febre maculosa por contaminação no parque.
Até que o jardim seja liberado para visitação, será monitorado constantemente pelas equipes da Zoonoses. Segundo a Dae, entre maio e outubro, a presença de carrapatos é maior por conta do período de estiagem.
Por isso, a orientação é redobrar os cuidados para não andar em áreas proibidas e sinalizadas, não deitar na grama e nem se aproximar das capivaras.
Prevenção
Todos os visitantes do Parque da Cidade são orientados a fazer o autoexame no local e na saída. Caso algum carrapato seja encontrado no corpo, de acordo com a prefeitura, é necessário torcê-lo de duas a três vezea e usar uma pinça para puxar.
Ainda de acordo com a Dae, as medidas de prevenção da Zoonoses incluem manutenção do espaço e distribuição de folder. As providências foram iniciadas com o corte de todo o mato no parque.
Foto: Dae Jundiaí/Divulgação