À CNN Rádio, o urologista Franz Campos relatou que o câncer de próstata mata 1 homem a cada 34 minutos no BrasilA campanha Novembro Azul acontece durante todo o mês para conscientização sobre o câncer de próstata.
Por CNN Brasil
A campanha Novembro Azul acontece durante todo o mês para conscientização sobre o câncer de próstata. Em entrevista à CNN Rádio nesta quarta-feira (3), o urologista Franz Campos reforçou a importância do diagnóstico precoce.
Ele destacou que, no estágio inicial, não há sintomas identificáveis para doença, o que reforça ainda mais a necessidade dos homens de procurarem um médico para exames preventivos: “90% dos tumores são curados se forem diagnosticados precocemente”.
“O Novembro Azul insiste para que toda a população masculina acima de 50 anos faça acompanhamento, o câncer de próstata mata 1 homem a cada 34 minutos no país, prevemos mais de 65 mil novos casos e mortalidade na casa de 15 mil, são números alarmantes”, alertou o médico.
Segundo Franz Campos, a resistência da população masculina a fazer o exame do toque retal “tem mudado progressivamente”, muito por causa do trabalho de conscientização.
O urologista ainda reforçou que a pandemia afetou muito o número de exames e consultas, devido ao isolamento social, e a retração nos números “preocupa muito”, embora haja sinais de retomada.
“Durante a pandemia, tivemos queda significativa 18% de biópsias, com o retorno à atividade normal e maciça vacinação, notamos em 2021 para 2020 um aumento de 27% na procura das biópsias”, disse.
Foto: Getty Images