fbpx

Membra do Conselho Científico Anadem/R-Crio recebe prêmio internacional

Pesquisa sobre engenharia de tecido ósseo, da Dra. Daniela Bueno, foi reconhecida como o melhor resumo das Américas do Sul e Central pelo ISCT; presidente da Anadem esteve no evento, que aconteceu nos Estados Unidos

 

Representada pelo presidente, Dr. Raul Canal, a Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) esteve presente no International Society for Cell & Gene Therapy (ISCT), que aconteceu em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, no início do mês. No simpósio, são apresentadas inovações que contribuem para a expansão da terapia celular.
Durante o encontro, foram premiados os melhores trabalhos científicos. A pesquisa “Engenharia de tecido ósseo para pacientes com fissuras lábio palatinas”, da Dra. Daniela Bueno, membra do Comitê Científico do projeto Células-troncos Anadem e R-Crio, recebeu o prêmio de melhor resumo das Américas do Sul e Central.

A equipe de cientistas da Anadem/R-Crio, em colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, também teve oportunidade de apresentar três trabalhos científicos extremamente inovadores para a ciência mundial: a descrição de uma nova fonte de células estromais para tratamento de malformações congênitas (as células estromais do músculo elevador do véu palatino); um estudo sobre a utilização do grafeno para bioengenharia de tecido ósseo; e um estudo sobre a expressão de proteínas no osso formado por engenharia de tecido quando se utiliza células-tronco de polpa de dentes decíduos (dentes de leite).

Para Canal, os estudos em terapia celular são essenciais para o avanço da medicina regenerativa. “Estamos contribuindo com a construção de conhecimento voltado para a inovação em biotecnologia aplicada à saúde. É um orgulho para nós e foi muito gratificante participar desse momento”, comentou.

VISITA À UNIVERSIDADE DE STANFORD
Ainda na Califórnia, Dr. Raul Canal e Dra. Daniela Bueno visitaram o Hagey Laboratory for Pediatric Regenerative Medicine, em Stanford. Em reunião com Dr. Deric Check Wan, diretor do Departamento de Cirurgia Maxilo-Facial e do Instituto de Medicina Regenerativa da Faculdade de Medicina de Stanford, eles estabeleceram uma parceria Anadem/R-Crio/Stanford Regenerative Medicine para o desenvolvimento de estudos clínicos de terapias celulares colaborativas entre Brasil/EUA, abrindo perspectivas para o desenvolvimento de novas estratégias de engenharia de tecido.

O EVENTO
O simpósio tem a missão de conduzir a tradução clínica de terapias celulares e genéticas em todo o mundo. Criado em 1992, o ISCT é líder global focado em aspectos translacionais do desenvolvimento de terapias baseadas em células, avançando na pesquisa científica em tratamentos inovadores para pacientes.

Opções de privacidade