Serão investidos cerca de 450 mil dólares canadenses, aproximadamente 1,6 milhão de reais, por ano, ao longo de 3 anos, para viabilizar estudos e desenvolvimento de soluções na área da Medicina Regenerativa
Brasília (DF), 21 de dezembro de 2023 – O acordo de cooperação técnica, científica e educacional da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) e do Centro de Processamento Celular R-Crio com a Université Laval, receberá, por ano, aporte de aproximadamente 450 mil dólares canadenses (1,6 milhão de reais) do governo da província de Quebec e do governo do Canadá. A expectativa é que os valores sejam disponibilizados a partir de 2024 até 2026.
Enquanto mantenedora do projeto, a Anadem investirá um total de 300 mil dólares canadenses, que equivalem a 1,1 milhão de reais. O primeiro aporte foi realizado em 2022, no valor de 100 mil dólares canadenses. Os demais serão feitos em 2025 e 2026 (100 mil dólares canadenses em cada ano).
Os valores viabilizarão a realização de projetos de P&D multicêntricos, envolvendo inicialmente Brasil, Canadá e Estados Unidos, para o desenvolvimento de novas tecnologias, baseadas no uso das células-tronco, como ferramentas para o enfrentamento de importantes doenças degenerativas. Serão oferecidas bolsas internacionais de mestrado, doutorado e pós-doutorado em temas específicos, visando à efetiva translação do conhecimento científico para a prática clínica.
Um dos projetos já está em curso, no celebrado Centro de Educação e Pesquisa Espacial baseado no Space Life Sciences Lab do KSCIA, na Flórida. Nesse projeto, coordenado pela iniciativa brasileira R-Crio, dentro de um programa de doutorado do presidente da Anadem, Raul Canal, já está sendo avaliada uma possível melhora de potencial e comportamento das células-tronco mesenquimais periosteais, cultivadas em ambiente microgravitacional, como importantes moduladores para o tratamento da osteoporose e do envelhecimento celular.
Já no próximo ano serão iniciadas as fases de ensaios pré-clínicos no Brasil, etapa fundamental para a verificação de segurança e eficácia das células.
ALIANÇA ESTRATÉGICA
O acordo entre a Anadem, R-Crio e a Université Laval, assinado em junho de 2022, prevê a condução e o planejamento de programas e projetos em educação, pesquisa e intercâmbio de alunos nas áreas de Medicina; Odontologia e Biologia Regenerativa; Biomateriais; Células-Tronco; Bioengenharia de Tecidos; Medicina Personalizada e de Precisão; e na gestão de negócios na área da saúde.