Evento realizado pela World Federation of Ozone Therapy (WFOT), em São Paulo, aborda questões legais e tendências em tratamentos que utilizam a técnica; congresso tem a presença de palestrantes de mais de 10 países
São Paulo (SP), 30 de agosto de 2024 – Organizado pela World Federation of Ozone Therapy (WFOT), o 8th World Ozone Therapy Federation Meeting oferece palestras sobre o uso do ozônio na medicina, odontologia e outras áreas da saúde. O evento, que acontece na capital paulista, no WTC Events Center, iniciou-se na última quinta-feira (29) e vai até amanhã (31).
O presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, palestrou sobre o tema “Limits of the healthcare professional in ozone therapy”, destacando resoluções brasileiras que abordam a utilização da ozonioterapia por profissionais de saúde. Canal relembrou o impacto da Lei n.º 14.648/2023, que autorizou o uso da técnica como tratamento complementar, e destacou a importância da regulamentação pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Em 2023, a Anadem, maior rede de blindagem profissional do Brasil, participou da articulação para aprovação do texto. Foi enviada uma carta aberta ao presidente Lula; à ministra da Saúde, Nísia Trindade; ao ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa; ao diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres; e aos secretários especiais para assuntos jurídicos e de análise governamental da Presidência da República, Wellington César Lima e Silva e Bruno Moretti.
No documento, o presidente da Anadem reforçou o uso da ozonioterapia em países como Portugal, Itália e China, e como o apoio da instituição está alinhado ao crescimento do setor, que preza por tratamentos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. “Desde a pandemia, lutamos por essa regulamentação que representa uma vitória aos pacientes, que contarão com mais uma opção para tratamento, e para os profissionais de saúde, que devem preservar sua autonomia”, disse.
A ozonioterapia é uma prática integrativa e complementar de baixo custo, com segurança reconhecida, que aplica uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica. Uma das propriedades mais reconhecidas do ozônio é a ação germicida.
O evento também conta com palestrantes da China, Portugal, Itália, Turquia, Paquistão, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Romênia, Bulgária, Bolívia, entre outros. “Manejo do estresse oxidativo em tratamentos associados à Ozonioterapia”, “Ozonioterapia nas lesões esportivas” e “Ozonioterapia associada a técnicas cirúrgicas de coluna vertebral” são alguns dos temas em destaque.
O presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz) esteve no estande da Anadem, que conta com a presença do diretor Comercial da instituição, Alexandre Lemos, e dos representantes comerciais Antônio José dos Santos, Neuza Almeida e Jeffer Stigert.