Cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (15) reuniu personalidades do campo da saúde
Brasília (DF), 15 de outubro de 2025 – Em comemoração ao Dia do Médico, cuja data oficial é 18 de outubro, o Senado Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (15), uma sessão especial em reconhecimento à importância da categoria em âmbito nacional. A cerimônia foi proposta pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), com o apoio de outros nove parlamentares. A Anadem não apenas marcou presença, como também foi mencionada na abertura.
Durante o evento, senadores e representantes do setor da saúde ocuparam a tribuna para discursar em defesa dos direitos dos profissionais. Dentre os temas abordados, destacaram-se o piso salarial (atualmente em votação no Senado), a saúde mental dos médicos e o aumento expressivo do número de instituições de ensino de medicina no país.
O presidente da Anadem, Raul Canal, exaltou a importância da homenagem aos médicos e reacendeu o debate sobre a criação indiscriminada de novas escolas médicas. “Estamos apoiando o projeto de lei que cria o exame de proficiência para medir o conhecimento e a capacidade dos alunos egressos de medicina. Infelizmente, com a proliferação indiscriminada de faculdades de medicina sem qualquer estrutura, sem condições para formar profissionais de alto nível, é preciso que se crie esta prova”, declarou o especialista em direito médico.
Além dos senadores, estiveram presentes o Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); o Dr. Luciano Carvalho, diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Médica Brasileira (AMB); o Dr. Fernando Luís de Mendonça, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB); o Dr. Geraldo Ferreira Filho, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam); e o Dr. Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico-DF).


