fbpx

RS: Hospital Universitário analisa suposto erro médico ou negligência em paciente

O caso do adolescente gaúcho Rian Fernandes Sagrillo, 13 anos, dado com exclusividade pelo jornal A Razão na página 13 da edição de final de semana, que teve o calcanhar do pé esquerdo perfurado por um objeto pontiagudo e infeccionado, porém teve o pé direito operado, está sendo analisado pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no Rio Grande do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, todas as etapas de atendimento ao paciente estão sendo avaliadas para saber se houve erro ou negligência. Após, o caso será encaminhado para a Divisão Médica que, por sua vez, decidirá se abrirá uma sindicância interna.

Relembre o caso
Após ter o calcanhar do pé esquerdo perfurado por um objeto pontiagudo, o estudante Rian Fernandes Sagrilo, 13 anos, foi internado no dia 25 de janeiro no Pronto-Socorro Pediátrico Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). No dia seguinte, passou por uma cirurgia. O adolescente teve o pé direito operado, quando o correto seria o esquerdo.

Conforme a mãe do garoto, Márcia Fernandes, Rian está traumatizado e não quer falar sobre o assunto. “O pé esquerdo dele estava inflamado e inchado na época da internação. O objeto pontiagudo atingiu o calcanhar do meu filho, acabou inflamando e se tornando uma infecção. Foi um erro grave de quem realizou a operação porque era visível a diferença de um pé para o outro. Era impossível não ver”, explicou Márcia.

O advogado da família, Itaúba Siqueira Junior, ingressou na Justiça Federal de Santa Maria com uma ação reparação por danos morais e estético por erro médico contra o HUSM. Rian recebeu alta no dia 10 de fevereiro da instituição e antes da operação não tinha nenhum histórico de internação hospitalar.
O adolescente está andando com dificuldades e com o apoio de muletas.

Fonte: Jornal A Razão (Santa Maria – RS) – https://www.arazao.com.br

Opções de privacidade