fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Fazer uma 'dieta diversificada' não é necessariamente o mais saudável, diz entidade americana

American Heart Association afirma que conselho da diversidade na alimentação induz a ingestão de comidas não saudáveis. Especialistas devem especificar quais alimentos devem ser deixados de lado, como bebidas açucaradas
 
Por G1
 

Basta ter equilíbrio e comer de forma variada para ser saudável”. Esse é um conselho comum que pode levar a resultados diferentes do esperado, como o ganho de peso, sugere a American Heart Association em estudo de revisão publicado no periódico “Circulation” nesta quinta-feira (9).

A alimentação variada, segundo os autores da pesquisa, é uma recomendação difusa e não há evidências de que uma maior diversidade alimentar promova o peso saudável ou a alimentação ideal.

Na verdade, a chamada diversidade leva à ingestão de alimentos que deveriam ser evitados — como doces e carne vermelha — o que contribui para uma maior ingestão de calorias.

Profissionais de saúde deveriam especificar exatamente o que é essa variedade e quais alimentos deveriam ser deixados de lado, diz a pesquisa.

1. A melhor recomendação, segundo a entidade, seria:
2. Coma frutas, legumes e verduras;
3. Prefira feijões e cereais integrais;
4. Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura;
5. Opte por nozes, aves e peixes;
6. Limite o consumo de carne vermelha;
7. Evite doces e bebidas açucaradas.

A ideia é que a variedade deve estar dentre os alimentos saudáveis, e não os não saudáveis, diz o estudo. Essa sutileza pode parecer simples, mas pode fazer diferença no peso, pontua a especialista.

Por exemplo, uma variedade de alimentos que incluam batata fritas, cheeseburgers, mesmo quando ingeridos com moderação, não contribuem para a manutenção de um peso saudável, diz Marcia Otto.

A variedade de alimentos, diz ela, também pode retardar a sensação de saciedade e aumentar a ingestão de calorias. Para chegar a essa conclusão, especialistas analisaram diversos estudos científicos publicados entre 2000 e 2017.

As conclusões do estudo:
1. Não há evidências de que uma maior diversidade alimentar global promova o peso saudável ou a alimentação ideal;
2. Há algumas evidências de que uma maior variedade de opções de alimentos podem retardar a sensação de saciedade e aumentar a quantidade de alimento ingerido;
3. Uma maior diversidade alimentar está associada à ingestão de mais calorias, baixos padrões alimentares e ganho de peso em adultos.
 

Foto: Reginaldo de Araújo/ Divulgação