fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

TO: profissionais de odontologia cobram presença obrigatória de dentistas na rede pública

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins se reuniu no último dia 7 de abril, para realizar audiência pública com profissionais da odontologia que se mobilizam para tornar Lei a presença do dentista nos hospitais da rede pública.

A demanda ganhou o apoio da deputada Valderez Castelo Branco (PP) que prometeu se empenhar na causa e convidar o secretário da Saúde, Samuel Bonilha, para dialogar. A reunião contou também com a presença dos deputados Luana Ribeiro (PR) e Olyntho Neto (PSDB).

Preenchida na maior parte do tempo por palestras, a audiência teve como base a odontologia hospitalar. Foi defendida a tese de que a medida seria benéfica tanto para os pacientes quanto para o erário público. De acordo com a odontóloga Sheila Dias, doenças que “começam pela boca” seriam prevenidas e assim se evitaria o agravamento de até 40% dos casos e a redução do tempo de internação em até nove dias.

Outra vantagem alegada, durante os pronunciamentos, é a melhoria do atendimento para pacientes especiais. De acordo com as odontólogas Ana Paula Mundin e Cinthia Ferreira Gonçalves, o conceito não se aplica apenas a portadores de deficiência física ou mental, mas também a gestantes, idosos, cadeirantes, diabéticos e acamados.

A reunião contou com a presença de representantes do Sindicato de Cirurgiões Dentistas (Sicideto), Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (Abraoh), Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Fonte: http://www.clebertoledo.com.br/
Foto: Antônio Gonçalves, via palmas.to.gov.br