Homem é preso após se passar por médico e dar plantão em Anajatuba (MA)
Flagrante foi realizado nesta sexta-feira na região da Baixada Maranhense. Suspeito usava o registro falso de médico com mesmo nome.
Um homem foi preso nesta sexta-feira (12), na cidade de Anajatuba, na Baixada maranhense, suspeito de exercer ilegalmente a profissão de médico. Segundo a Polícia Civil, Valdecir Carvalho Lima utilizava o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) de um médico homônimo e trabalhava normalmente no hospital do município.
De acordo com as investigações, uma denúncia anônima levou a polícia ao paradeiro de Valdecir. O falso médico utilizava o CRM de um médico de mesmo nome, o que foi constatado após verificação junto ao Conselho Regional de Medicina.
No momento da prisão, Valdecir cumpria o seu segundo plantão no hospital do município. Valdecir foi autuado por exercício ilegal da medicina e falsificação de documento público, neste caso, o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). Os dois crimes são inafiançáveis e, por isso, ele está preso na delegacia de Anajatuba.
Polícia Federal prende falso médico durante operação em Oiapoque (AP)
Técnico exercia função de oftamologista e receitava óculos, diz PF. Operação “Canin” aconteceu em três municípios e coibiu crimes na fronteira.
A operação “Canin”, da Polícia Federal (PF), prendeu um falso médico em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. A ação aconteceu durante 20 dias na cidade, com a finalidade de coibir a prática de crimes de fronteira no Amapá. De acordo com a investigação, o homem foi preso em flagrante por exercer a função de oftalmologista, realizando pequenos procedimentos cirúrgicos e receitando exames, lentes e óculos para confecção na clínica dele próprio.
O coordenador da operação, o delegado Victor Arruda, informou que o homem era optometrista, profissional responsável pela identificação de doenças da visão. Ele foi detido, mas foi liberado por causa da natureza do crime, segundo a PF. Ele vai responder em liberdade pelo exercício ilegal da medicina.
Falso médico é preso no oeste baiano
A Polícia Judiciária, sob a coordenação do delegado Carlos Freitas, prendeu na manhã do dia 09 de junho um falsário que atuava como médico no Hospital de Baianópolis, no oeste da Bahia.
Portando o registro no Conselho Regional de Medicina de outro médico, o charlatão prestava serviços à prefeitura local e se apresentava como Dr. Márcio. Na verdade seu nome original é Luciano Pires, natural de Ribeirão Preto São Paulo (SP), nascido em 01/04/1976 e residente no município de Catolândia (BA).
Luciano atendia no hospital Senhor do Bonfim usando o CRM 19234 e documentos falsificados pertencentes a Márcio Roberto Rocha Santana, um renomado médico da capital que faz parte do corpo de médicos do Esporte Clube Bahia.
Desde 2012 o charlatão vem utilizando o CRM falso e já chegou a atuar nas cidades baianas de Monte Santo, Euclides da Cunha, Chorrochó, Catolândia e Baionópoles.
(Feira 24 Horas / Reprodução)
Luciano Pires fez dois anos de medicina no Colégio Médico de Santa Cruz, na Bolívia.
Fontes: http://g1.globo.com/; http://www.tvmaxbahia.com.br/
Foto: Keith Allison, via flickr