fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Policlínicas só podem fazer nove exames: “Não dá pra descobrir nem infarto agudo”

A presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), Eliana Siqueira, criticou a redução no número dos exames que estão autorizados nas policlínicas de Cuiabá. Eliana definiu como ‘curandeirismo’ o Comunicado Interno (CI nº 068/16), distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informando a disponibilidade de apenas nove tipos de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a presidente, este tipo de ação limita a eficácia do diagnóstico clínico. Ela ainda explica que hoje não é possível descobrir por meio de exames um caso de infarto agudo do miocárdio, uma pancreatite ou um quadro de insuficiência renal de um paciente. Já que os exames disponibilizados não conseguem trazer resultados que esclareçam o quadro clínico.

“Quando reclamamos das más condições de trabalho, nos referimos a situações como estas. E o pior é que o profissional depois é denunciado no Conselho Regional de Medicina (CRM) por erro médico”, ponderou a presidente do sindicato.

O documento foi assinado por Alinne Rebeca Casé Leite, que é responsável técnica do Laboratório Central de Cuiabá. O Comunicado foi distribuído às policlínicas do Coxipó, Verdão, Pedra 90, Pascoal Ramos e Planalto.

A reportagem do Olhar Direto tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), porém, as ligações não foram atendidas.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=policlinicas-sofrem-reducao-e-so-podem-fazer-nove-exames-nao-da-pra-descobrir-nem-um-caso-de-infarto-agudo&edt=25&id=420461

Crédito: Nicolas Zein / Flickr

 

Informações para a Imprensa: (61) 3213.2121 e 9220.4340 / [email protected] / www.anadem.org.br

Tags: Raul Canal; Anadem; Erro Médico; Direito Médico; Judicialização da Saúde; Raul Canal & Advogados Associados; Análises Clínicas; Negligência; Imperícia; Imprudência; Hospital; Processo; Justiça; Sindicato Médico; Mato Grosso; Cuiabá