fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Má saúde bucal pode ser reflexo de problemas familiares, diz universidade sueca

Bons exemplos dentro de casa, uma situação financeira estável e uma família estruturada trazem mais qualidade de vida do que você pode imaginar, inclusive quando o assunto é saúde bucal. A conclusão faz parte de um estudo feito pela Universidade de Gothenburg, na Suécia. Segundo essa pesquisa, uma má saúde bucal pode ser reflexo de problemas familiares. As informações são do site UOL.

Leia mais: Plano não pode negar exame prescrito por médico não conveniado, diz STJ

Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram crianças e jovens em idades escolares com problemas bucais graves. Após a comparação com pessoas da mesma faixa etária que tinham a saúde bucal em dia, os pesquisadores perceberam que os problemas estavam associados a famílias economicamente menos favorecidas e a presença do medo de dentista entre os pais.

Mas não era só isso. A maioria desses jovens tinham pais separados, quase não tinham em sua agenda atividades de lazer e apresentavam mais problemas psicológicos do que os indivíduos que cuidavam da saúde bucal regularmente.

Já os pais dessas crianças foram classificados como muito ansiosos e preocupados e com algum grau de fobia quanto a consultas odontológicas. E claro, tudo isso era passado para os filhos.

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Foto: Partha S. Sahana/Flickr