fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

A cura para diabetes foi encontrada? Não é verdade!

Textos compartilhados na web falam que já há vacina e que há terapias que curam a doença. Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes condena notícias falsas

 

Por Roney Domingos, G1

 

Um texto que circula pelas redes sociais diz que uma vacina contra diabetes já foi anunciada oficialmente. Um outro também bastante compartilhado na web lista uma terapia capaz de curar a doença. Não é verdade. O texto sobre a vacina diz que “o mundo inteiro está comemorando a notícia”. Já o outro recomenda um método “comprovado cientificamente” que promete com alguns passos reverter a doença.

Diabetes não tem cura, ainda não existe uma vacina no mercado para evitá-la e não há tratamento milagroso para a doença, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Turatti. Ele alerta para uma “tempestade de notícias falsas” divulgando terapias para a doença. Segundo Turatti, as falsas notícias aproveitam a fragilidade de quem tem a doença para vender planos de alimentação. “Isso é um problema grave, um problema de polícia. Essas notícias existem há algum tempo, mas se intensificaram.”

“Diabetes é uma doença que não tem cura. Existe o controle, se a pessoa tiver um plano alimentar adequado, prática de atividade física, estilo de vida saudável e uso de medicamentos de acordo com a recomendação médica”, afirma. O médico aponta o caminho adequado para quem recebe promessas de cura de diabetes. “Essa pessoa precisa buscar informação com o médico dela. É o profissional mais adequado, que saberá o que fazer. Preço encarecidamente que as pessoas não busquem informações em sites leigos ou que não tenham validação científica.”

Sobre a vacina, existe, de fato, um estudo nos Estados Unidos para reversão do diabetes tipo 1 usando a vacina contra tuberculose. Segundo Turatti, no entanto, os testes ainda estão em fase preliminar e não é possível dizer que já existe uma vacina ou que ela foi anunciada oficialmente e já poderá ser usada. Além disso, 90% dos casos no Brasil são de diabetes tipo 2.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil tem 14,3 milhões de pessoas com diabetes e metade das pessoas com diabetes não sabe que tem o problema. Anualmente 130 mil pessoas morrem devido ao diabetes no Brasil.

 

Foto: Reprodução/Globo.com