Paciente é um adolescente morador do Parque Marajoara e região será alvo de ação dos agentes de saúde nesta quarta-feira (31). Contaminação aconteceu na cidade
Por G1 Bauru e Marília
A prefeitura de Botucatu (SP) confirmou nesta terça-feira (30) o primeiro caso de dengue em 2018. Segundo a Vigilância Ambiental em Saúde, o paciente é um adolescente morador do Parque Marajoara.
O caso é considerado autóctone (contaminação local), pois o jovem não viajou nos últimos 15 dias, antes dos primeiros sintomas.
A prefeitura já realizou o bloqueio de controle de criadouros em um raio de 200 metros quadrados no entorno da casa do paciente. Nesta quarta-feira (31), será feita a nebulização em nove quarteirões do bairro.
A Vigilância Ambiental explica que o inseticida só atinge insetos adultos e não age sobre a fase aquática do mosquito (ovo, larva e pupa). Por isso, as autoridades reforçam que a população elimine todos os locais que possam virar criadouros.
Durante a nebulização, a população deverá permanecer na calçada junto de animais domésticos e só retornar 20 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Foto: TV TEM/Reprodução