fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Vacinação contra Ebola começa nesta segunda na República Democrática do Congo

Surto da doença já matou 26 pessoas no país africano nos últimos dias

Por Mariana Timóteo da Costa, GloboNews, Genebra – A jornalista viajou a convite do International Center for Journalists (ICFJ)

A vacinação contra o vírus do Ebola começou nesta segunda-feira (21) na República Democrática do Congo (RDC), anunciou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). O surto que já matou 26 pessoas no país africano nos últimos dias foi um dos destaques do discurso do diretor da OMS, durante a abertura da Assembleia Geral da organização em Genebra.

“Tenho a satisfação de dizer que a vacinação (na RDC) começa enquanto falamos”, disse Tedros para uma plateia que reunia centenas de autoridades de saúde de vários países do mundo. O ministro da Saúde do Congo, Oly Ilunga, deve vir a Suíça na terça-feira para mais encontros, disse o diretor-geral da OMS.

Mais de 11.300 pessoas morreram no Oeste da África na última epidemia do Ebola, entre 2014 e 2016. Além das 26 mortes de agora na RDC, as autoridades monitoram cerca de 50 outros casos no país.

A maior preocupação é com o fato de os casos de Ebola terem chegado a um centro urbano, a cidade portuária de Mbandaka. O Rio Congo, que passa pela cidade, é conectado a várias regiões da África, incluindo a capital Kinshasa, cuja população é de 10 milhões de pessoas.

“É preocupante o fato de termos um caso de Ebola num centro urbano. Mas estamos muito mais preparados para lidar com uma epidemia do que estávamos em 2014”, salientou Tedros, que esteve na semana passada na RDC acompanhando o trabalho dos agentes de saúde.

Um comitê de emergência da OMS se reuniu no último fim de semana e decidiu não declarar por enquanto o atual surto como emergência internacional de saúde pública. Tedros afirmou que resolveu concordar com a decisão, mas ressaltou que a situação “ainda é preocupante”.

Mais de 4 mil doses da vacina foram despachadas para a RDC. Nesta segunda-feira começam a ser vacinados agentes de saúde e de funerárias. Nos próximos dias a população local.

Tarik Jasarevict, porta-voz da OMS, disse que houve um “grande esforço”por parte das autoridades de importar a vacina, produzida no Canadá, com o intuito humanitário. A imunização ainda não foi licenciada, mas segundo ele já foi testada em cerca de 60 mil pessoas, “com segurança e eficácia”.

Um dos maiores desafios é estocar e transportar as doses da vacina, que precisam ficar em temperaturas entre -60 e -80 graus celsius – num país em desenvolvimento, com vários problemas de distribuição de energia.

A vacinação, segundo o porta-voz, não é a única maneira de controlar o vírus.

“Continuaremos com o trabalho epidemiológico no campo, identificando casos ativos, pessoas sob risco, colocando de pé centros de tratamento. Estamos fazendo isso em todas as cidades de risco”, disse.

O Ebola é uma doença infecciosa, que provoca sangramento interno e tem alto índice de mortalidade. Se espalha facilmente pelo contato de fluidos corporais e, como os sintomas se confundem inicialmente com os da gripe, é difícil detectá-la precocemente.

Foto: Kenny Katombe/Reuters