Agora sobe para 33 o número de cidades do noroeste paulista com quadro epidêmico por causa da doença.
Por G1
Três cidades da região noroeste paulista entraram nos últimos dias em epidemia por causa do avanço no número de casos de dengue: Olímpia, Catanduva e Penápolis (SP) decretaram quadro epidêmico por causa da doença.
Olímpia registra 399 casos positivos da doença, sendo 383 em moradores do município e 16 importados. A cidade não tem morte registrada neste ano por causa da dengue. Olímpia teve 1.551 notificações no ano.
Em Catanduva, do começo do ano até agora, foram confirmados 376 casos da doença. Outros 474 exames tiveram diagnóstico descartado para dengue e 420 casos estão em investigação. Nesse ano, o município registrou uma morte provocada por dengue.
Segundo a prefeitura, os profissionais que monitoram o avanço do Aedes na cidade dizem que, tecnicamente, a situação configura epidemia. “A situação está controlada. Apesar disso, tecnicamente, atingimos um número crítico de casos positivos de dengue”, afirma o médico infectologista Ricardo Santaella.
A terceira cidade a decretar epidemia foi Penápolis, onde 188 moradores já ficaram doentes esse ano e a cidade investiga duas mortes suspeitas. Com essas, sobe para 33 o número de cidades do noroeste paulista que enfrentam epidemia de dengue.