Mais de 106.630 casos e 456 mortes foram registrados na primeira metade do ano. O número é 85% maior em relação ao mesmo período do ano passado
Por Agência EFE
As Filipinas declararam nesta segunda-feira (15) estado de alerta nacional por causa de um grave surto de dengue, com mais de 106.630 casos registrados na primeira metade do ano e 456 mortes, sendo a maioria de crianças menores de cinco anos.
Os casos de dengue aumentaram 85% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o ministro de saúde filipino, Francisco Duque. Ele esclareceu em coletiva de imprensa neste domingo (14) que há epidemia em quatro regiões do centro do país.
Duque anunciou que o Departamento de Saúde ativou o “código azul”, um alerta nacional em coordenação com o Escritório Nacional de Redução de Risco de Desastres, para monitorar a situação.
O ministro advertiu que é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível quando os primeiros sintomas da dengue se manifestarem. Entre eles, estão febre, dor severa nas articulações e músculos, náuseas, erupções cutâneas e sangramento.
“No geral, os pacientes chegam aos hospitais muito tarde, quando já apresentam complicações, como hemorragias internas, ou com o coração ou outros órgãos afetados. A detecção precoce é importante”, ressaltou Duque.
A dengue é a doença infecciosa de mais rápida expansão no mundo, com meio milhão de infecções potencialmente fatais em média por ano e cerca de 20.000 mortes, na sua maioria de crianças.