fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Instituto São Pellegrino fala sobre incidência de câncer em Rondônia e importância do VIII Encontro de Direito Médico

Porto Velho – Rondônia não é um estado onde a incidência de câncer é maior do que em outras unidades da federação. E nem está sujeito a todos os fatores tidos como pré disponentes ao câncer, que existem em lugares mais industrializados, sujeitos a maior índice de poluição. A afirmação é do médico oncologista Carlos Manoel Mendonça de Araújo, do Instituto de Oncologia e Radioterapia São Pellegrino, instituição que atua há mais de vinte anos no estado e que apoia o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia por entender que toda iniciativa que oferece mais informações à sociedade deve ser incentivada.

O doutor Carlos Manoel explica que os hábitos saudáveis ajudam a reduzir o número de diagnóstico de câncer. “Em alguns lugares as pessoas bebem e fumam mais, e isso pode levar a um aumento da incidência. Não existe nenhum dado na literatura médica nacional, no que é publicado pelo Ministério da Saúde, mostrando que Rondônia tem maior incidência de câncer do que outros locais do país”, ressalta o especialista.

Sobre o apoio ao VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, realizado pelo escritório Cândido Ocampo Advogados Associados, o médico destaca que a iniciativa é salutar e disponibiliza informações à população sobre seus direitos em relação à saúde. “Principalmente na área onde atuo. As pessoas têm muitas dúvidas, pois existem legislações especificas com relação aos direitos de que tem câncer, que na maioria das vezes desconhecem”, disse.

Médico desde 1979, Manoel Carlos trabalhou a vida toda no Instituto Nacional do Câncer. Em sua análise, nada melhor que eventos como o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia para tornar a população ciente de seus direitos.

Instituto São Pellegrino

Em Rondônia, o Instituto São Pellegrino presta serviços à população tanto pelo SUS como particular. O Instituto faz radioterapia, quimioterapia e conta com equipes de apoio aos seus pacientes, disponibilizando odontólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, tudo com o intuito de ajudar os enfermos não apenas fisicamente, mas em todas as suas dimensões, além de prestar as informações necessárias àqueles que enfrentam esse grave problema.

A Instituição, fundada em 1995, tem em seus quadros equipe multidisciplinar de excelência, todos especialistas na área de oncologia e se encontra credenciada junto ao Ministério da Saúde para prestar serviços de oncologia nos ramos de radioterapia e quimioterapia, tendo atendido mais de dez mil pacientes, sempre em consonância com as recomendações nacionais e internacionais de boa prática médica.

De acordo com o coordenador do evento, advogado Cândido Ocampo, o objetivo do Encontro é continuar contribuindo para o crescimento, com qualidade, dos serviços de saúde em Rondônia, trazendo à pauta informações pertinentes e esclarecimentos a todos os envolvidos.

Temas como negligência informacional, acesso ao Judiciário, segurança procedimental, dentre outros, serão debatidos no VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, cuja programação inclui debates sobre a má formação profissional e a perda da intangibilidade do médico.

O evento acontece dia 16 de agosto no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, e vai contar com a participação da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi, do presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Dr. Raul Canal. Como palestrantes locais, o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel Filho, e o presidente do Cremero (Conselho Regional de Medicina), Spencer Vaiciunas.

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, realizado pelo escritório Cândido Ocampo Advogados Associados, conta com o patrocínio do Hospital Central de Porto Velho, Instituto São Pelegrino, Hospcor e Unimed Porto Velho; e o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), do Cremero (Conselho Regional de Medicina de Rondônia) e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.

Mais informações e inscrição: www.direitomedicorondonia.com