fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

OMS e Facebook se unem em combate à desinformação 'antivacina'

Organização Mundial da Saúde alerta que informações erradas sobre a vacinação são “grande ameaça à saúde global” e apoia atitude de rede social de direcionar dúvidas sobre o tema em suas plataformas para fontes confiáveis

Por G1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira (5) que apoia o compromisso do Facebook de direcionar os usuários que procuram informações sobre vacinas nem suas plataformas a fatos, e não a informações erradas.

A rede social se comprometeu a direcionar usuários para informações precisas e confiáveis sobre vacinas em vários idiomas no site da OMS após meses de conversas com a agência de saúde das Nações Unidas.

O órgão ressaltou por meio de um comunicado que as empresas de tecnologia têm responsabilidade com seus usuários e devem garantir que eles possam acessar fatos sobre os temas “vitais de saúde”.

Combate à desinformação

Doenças infecciosas como o sarampo, difteria, hepatite, poliomielite, cólera, gripe e febre amarela, podem ser evitadas com a imunização.

A OMS defendeu que “a desinformação sobre vacinas é uma grande ameaça à saúde global que pode reverter décadas de progresso feito no combate a doenças evitáveis.”

As vacinas salvam anualmente, segundo esta secretaria da ONU, ao menos 2 milhões de vidas em todo o mundo.

“Todos estes esforços online devem ser acompanhados por medidas tangíveis dos governos e do setor da saúde”, comentou a OMS sobre o compromisso da rede social em promover a confiança na vacinação.

 

Foto: Susan Hortas/Divulgação