fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Beber café faz bem para o seu intestino, indica estudo

Pesquisadores dos Estados Unidos sugerem que tomar a bebida regularmente ajuda a manter bactérias intestinais saudáveis

 

Por Galileu

 

Um novo estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos mostrou que tomar café regularmente pode fazer bem para o intestino, já que a cafeína melhora a saúde dos microrganismos que vivem no trato digestivo.

Durante exames endoscópicos realizados em 34 pessoas, os cientistas coletaram amostras de bactérias intestinais do cólon, a parte central do intestino grosso.

Os participantes que beberam dois ou mais copos de café por dia durante um ano tinham microrganismos intestinais em maior quantidade e melhor distribuídos pelo intestino. Tinham também menos chances de desenvolverem bactérias Erysipelatoclostridium, ligadas à obesidade.

Os pesquisadores ainda não sabem como o café pode ter influência no intestino, mas têm uma hipótese: algum componente do café, como a cafeína, impacta o metabolismo das bactérias.

“Nós ainda precisamos aprender mais sobre como as bactérias e o hospedeiro [corpo humano] interagem, impactando a nossa saúde”, disse em comunicado Li Jiao, do Baylor College of Medicine, nos EUA.

Segundo Hana Kahleova, diretora clínica do Comitê de Médicos em Medicina Responsável dos EUA, o café tem antioxidantes e compostos bioativos chamados de polifenóis, que podem estar por trás dos benefícios da bebida no intestino.

Esses benefícios, de acordo com Kahleova, também são absorvidos com o consumo de outros alimentos. “Todas as plantas em estado natural são ricas em fibras, polifenóis e antioxidantes e pode nos ajudar a combater o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares”, ela informou.

 

Foto: Pixabay