fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Fragmento de tRNA pode ajudar no diagnóstico de câncer no fígado

O câncer no fígado é um dos tipos da doença mais comuns e mortais — a doença também tem baixa taxa de sobrevivência quando descoberto em casos avançados

Por Correio Braziliense

Conhecidos pela transferência de aminoácidos, os tRNAs, importantes na síntese de proteínas no corpo humano, podem ser a solução para um melhor diagnóstico de câncer de fígado.

Pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, identificaram a tRF-Gln-TTG-006, um fragmento do tRNA “pai” (original) que tem capacidade promissora como biomarcador sanguíneo e regulador de progressão de doenças em vários tipos de câncer.

O câncer no fígado — conhecido também como carcinoma hepatocelular (CHC) — é um dos tipos de cânceres mais comum e mortais, com taxa de sobrevivência de aproximadamente 5 anos em casos avançados.

O estudo — publicado na revista científica Frontiers of Medicine e que incluiu 177 pessoas — usa uma estratégia de validação em dois estágios para rastrear e finalmente verificar esse tRNA único que pode separar pacientes com HCC precoce de pessoas saudáveis. Quando comparado com o biomarcador —fetoproteína (AFP), que já é utilizado no diagnóstico da doença, o tRF-Gln-TTG-006 apresenta uma precisão maior em pacientes com câncer de fígado em estágio inicial.

Além disso, a pesquisa mostra ainda que o tRF-Gln-TTG-006 pode se originar de células tumorais e afetar o crescimento das células doentes, ou seja, ele participa da progressão do CHC.

Foto: Reprodução/Ministério da Educação

Opções de privacidade