Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) promoveu o evento, que contou com a participação do ministro da Saúde e de autoridades como deputados, senadores e presidentes de entidades representativas médicas
ENZO BLUM
Brasília/DF, 18 de outubro de 2022 – Em comemoração ao Dia do Médico, foi realizada uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, solicitada pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed), deputado Dr. Hiran Gonçalves (PP-RR), e pelo membro da FPMed, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). O evento recebeu apoio da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem).
Durante os discursos, foi reforçada a importância dos médicos no combate à pandemia de covid-19, além da luta por remuneração e pela qualidade de ensino nas escolas de saúde. O ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, declarou o direito à saúde como fundamental. “É um direito de todos e um dever do Estado. Não há saúde sem médicos qualificados, capacitados, que possam efetivar esse direito. A Medicina é arte que se transformou em ciência”, disse.
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran Gallo, defendeu a profissão médica como a mais democrática das profissões. “Os médicos levam cuidado a todos os pacientes com zelo e compromisso, sem distinção”, completou.
Para o presidente da Anadem, Raul Canal, o evento foi importante para relembrar a luta dos médicos por melhores condições de trabalho. “É notável a importância do trabalho da FPMed na criação de políticas públicas para os profissionais da saúde, além de manter o alto padrão dos cursos de medicina no Brasil. Homenageamos e parabenizamos os médicos brasileiros pelo intenso e importante trabalho”, completou. Após a sessão, autoridades que compõem a FPMed participaram de um almoço no Libertango, patrocinado pela Anadem.