fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Google e DeepMind avançam no desenvolvimento de chatbot médico

Espera-se que chatbot médico apoie decisões clínicas e proporcione triagem sobre as preocupações de cuidados primários dos pacientes.

Por Futuro da Saúde

Google e DeepMind — empresa do mesmo grupo focada em inteligência artificial — estão desenvolvendo uma ferramenta de chatbot médico com inteligência artificial chamada Med-PaLM. A tecnologia tem o objetivo de proporcionar respostas úteis, seguras e em linguagem simples para perguntas de pacientes e profissionais de saúde. Os pesquisadores envolvidos no projeto publicaram um artigo sobre a ferramenta.

Trata-se de um modelo de linguagem chamado de LLM (Large Language Models, em inglês), uma espécie de algoritmo que utiliza conjuntos de dados de texto e, a partir deles, reconhece, prevê e reproduz linguagem humana. Os pesquisadores avaliam que essa tecnologia pode apresentar uma gama de aplicações, como o apoio às decisões clínicas, resumo das descobertas de estudos, recuperação do conhecimento e triagem sobre as preocupações de cuidados primários que os pacientes possuem.

O estudo publicado reforça também a importância de técnicas que têm sido utilizadas para aprimorar o LLM. Como demonstração dessa evolução, um painel de médicos de médicos julgou que 62% das respostas de uma tecnologia anterior, o Flan-PaLM, eram exatas, em comparação com 93% do Med-PaLM, indicando que há um potencial de aprimoramento valioso.

Vale lembrar que em 2022, a OpenAI já havia lançado o ChatGPT, uma inteligência artificial de conversação que foi treinada por meio de dados da internet para proporcionar interações muito próximas às humanas. Esse chatbot se mostrou capaz de responder perguntas sobre uma diversidade de assuntos e reproduzir conteúdos de texto em demanda, ultrapassando a marca de um milhão de usuários.

Contudo, ChatGPT e o Med-PaLM surgiram com propósitos diferentes. A ferramenta lançada pela OpenAI atua diretamente sobre o consumidor final como uma tecnologia de demonstração. Já o chatbot do Google e DeepMind foi criado e treinado a partir de sete conjuntos de dados que incluem consultas de consumidores, exames médicos profissionais e pesquisas.

Apesar de reconhecerem a necessidade de aprimoramento do chatbot médico, os pesquisadores entendem que a tecnologia é uma grande oportunidade a ser explorada e possui uma aplicação útil para a medicina.

Foto: Reprodução/Futuro da Saúde