fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Congresso em comemoração ao centenário de Ivo Pitanguy terá apoio da Anadem

Evento acontecerá em julho, no Rio de Janeiro, e contará com programação científica para celebrar o legado do cirurgião plástico

Brasília (DF), 22 de março de 2023 – Em comemoração ao centenário do cirurgião plástico, professor e escritor Ivo Pitanguy, a Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy (AEXPI) promoverá o Congresso Internacional do Centenário. A Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), uma das apoiadoras do evento, terá um estande no local e participará da programação científica.

O Congresso está marcado para os dias 5 a 7 de julho, no Rio de Janeiro. Ainda será divulgada a programação científica e a data de abertura para as inscrições.

IVO PITANGUY

Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy nasceu em Belo Horizonte/MG, em 5 de julho de 1923, e iniciou sua formação profissional na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1946.

Em 1945 criou, na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, um Curso de Psicologia Médica, e iniciou uma carreira internacional que o consagrou como um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo, mestre de várias gerações. No mesmo hospital, instaurou o Serviço de Queimados, o primeiro serviço de Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora da referida unidade de saúde.

Pitanguy morreu em 6 de agosto de 2016, aos 90 anos, após sofrer uma parada cardíaca em casa. Sua última aparição pública foi no dia anterior à sua morte, carregando a chama olímpica dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.