Ao completar 25 anos de referência como a maior rede de blindagem profissional do Brasil, a Anadem influenciou o cenário da saúde brasileira com a elaboração de publicações sobre a área, o investimento em Medicina Regenerativa, além da ampliação de benefícios exclusivos para associados
Brasília (DF), 19 de dezembro de 2023 – Neste ano, a Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) completou 25 anos de atuação, consolidada como a maior rede de blindagem profissional do Brasil. Além das comemorações, a instituição participou ativamente de pautas voltadas aos profissionais de saúde, publicou conteúdos especializados e ampliou atividades em prol da qualidade de vida dos colaboradores internos.
O presidente da Anadem, Raul Canal, relembra com orgulho a trajetória durante o jubileu de prata da instituição: “2023 foi um ano histórico. Todo o trabalho realizado por integrantes internos e externos nos fez chegar até aqui. Para 2024, ampliaremos nossa atuação e inovação nos produtos, nos serviços e nas alianças estratégicas”, afirmou.
ANADEM 25 ANOS
Ao longo do ano, a Anadem celebrou duas décadas e meia de trabalho. Por isso, foi criada a logomarca comemorativa, utilizada em todos os materiais gráficos e audiovisuais divulgados externa e internamente. A identidade visual demonstrou o compromisso com a inovação e com a excelência na prestação de serviços aos associados.
Ainda no início do ano, o site também foi atualizado. Com design moderno e navegação intuitiva, os associados passaram a ter mais facilidade e segurança para acessar os conteúdos disponíveis.
Os tradicionais seminários, promovidos em setembro de cada ano, relembraram a trajetória da instituição e geraram reflexão sobre as metas para o futuro. A expansão de produtos e serviços foi anunciada.
PUBLICAÇÕES ESPECIALIZADAS
Com a preocupação em promover melhorias no sistema de saúde brasileiro para profissionais e pacientes, foi enviada uma carta aberta para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, solicitando a inclusão de 11 ações prioritárias na área. O documento cita a estruturação de programa de incentivo para melhor distribuição de médicos no País.
Além disso, requisita a criação de programa de incentivo à Medicina Regenerativa, campanha com foco em pacientes e profissionais de saúde que tratam doenças raras, a implementação do piso salarial para profissionais de enfermagem e biomédicos e outras reivindicações do setor.
Em setembro deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou a Resolução n.º 2.336/2023, que define novas regras para a publicidade médica, que entram em vigor em março de 2024. Como instituição de destaque, a Anadem elaborou dois documentos que abordam as principais mudanças, além de benefícios e riscos jurídicos da norma.
Os pontos de mudança foram analisados criteriosamente por profissionais especializados, que abordaram, por exemplo, a divulgação de preços de consultas e de imagens de “antes e depois” de procedimentos e a diferença entre pós-graduado e especialista.
Junto à Universidade Corporativa Anadem, foram publicados diversos manuais, que trataram temas de extrema importância para a área de gestão em saúde, como saúde mental nas empresas, gestão do tempo e da produtividade e gestão de conflitos nas instituições de saúde.
AMPLIAÇÃO DE BENEFÍCIOS
Para reforçar a missão de atender com excelência às demandas dos associados, em 2023 os benefícios exclusivos para associados Anadem foram revisados e ampliados. A maior rede de blindagem profissional do País passou a oferecer aos profissionais de saúde, gratuitamente, Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLEs) de Ginecologia e Obstetrícia; Cirurgia Plástica; Procedimentos Estéticos; Dermatologia; Anestesiologia; Ortopedia; e Odontologia. Essa ação também fortalece a segurança do paciente, uma das principais metas da Anadem.
Alianças estratégicas foram firmadas para oferecer mais praticidade aos profissionais de saúde, como a Ti.Clinic, plataforma de gestão de clínicas, e a Allu, empresa de assinatura de iPhones. Além disso, foram lançados dois novos produtos: o Anadem Cash, uma inovação para pacientes e profissionais de saúde, que facilita financiamentos de procedimentos; e o Anadem Essencial, um plano exclusivo para médicos recém-formados.
EVENTOS E ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Neste ano, a maior rede de blindagem profissional do Brasil participou de mais de 200 eventos, a fim de agregar conhecimento científico e promover o avanço das técnicas de saúde.
No mês de março, a Anadem esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) e da Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS), que colocam em pauta ações de valorização da classe médica e atendimento de excelência para a população brasileira. A instituição foi convidada para integrar ambas as Frentes.
Outro destaque foi a participação nas sessões solenes em homenagem aos médicos e aos biomédicos, realizadas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O presidente da Anadem reforçou a importância da valorização dessas categorias.
A Medicina Regenerativa foi pauta em congressos de Cirurgia Plástica, tendo destaque para os avanços regulatórios, importância da criopreservação e do uso na especialidade.
PAUTAS DA SAÚDE
A Anadem enviou para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal uma Nota Técnica sobre o Projeto de Lei n.º 1.365/2022, que trata do piso remuneratório de médicos e cirurgiões-dentistas. O documento propõe salário-mínimo fixo no valor de R$ 18.709,99 para a jornada de trabalho de 20 horas semanais, além do aumento no valor da hora extra.
Junto à Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz), a instituição apoiou o Projeto de Lei n.º 1.438/2022, que autoriza a prescrição da ozonioterapia como tratamento de saúde complementar em todo o País. Este ano, foi enviado mais um Ofício a todos os parlamentares, que reforçou a importância da prática integrativa na Odontologia, Neurologia, Oncologia, entre outras especialidades, a todos os 81 senadores.
Além disso, foram produzidas Notas de Posicionamento sobre temas como o Projeto de Lei que estabelece a notificação compulsória de complicação decorrente de procedimento estético e a Lei que garante acompanhamento para mulheres em todos os atendimentos de saúde, além de Nota de Repúdio ao edital do governo federal que estabeleceu a abertura de novos cursos de medicina no Brasil.