fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Fonoaudióloga do RS cria camiseta que promete diminuir roncos

Pijama impede que usuário durma virado para cima, melhorando respiração. Feito com bolinhas de pingue-pongue, produto já teve estoque esgotado.

O ronco é um problema mais comum do que se pensa e costuma atrapalhar a vida de muitos casais e famílias. Com uma ideia simples, a fonoaudióloga Iara Frainer, de Porto Alegre, diz ter encontrado uma solução para esse incômodo cotidiano, que pode até fazer mal à saúde. A camiseta “Para o Sono” promete diminuir o ronco e a apneia e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

Iara já trabalhava com distúrbios do sono, fazendo palestras sobre a importância de tratar esses problemas, quando decidiu passar da teoria para prática. Partindo da conclusão de que é possível diminuir o ronco e a apneia do sono ao dormir de lado, ela desenvolveu uma camiseta com bolinhas na coluna.

A fonoaudióloga explica que distúrbios de sono são, muitas vezes, causa de problemas na vida das pessoas, como dificuldade de aprendizado, aumento de peso, alterações de humor, resultando até mesmo em perda de produtividade trabalho. Ela acredita que acrescentou um olhar diferente a um conceito já disseminado por médicos.
Funciona assim: três bolinhas de pingue-pongue são costuradas na parte de trás do pijama e posicionadas através de técnicas do shiatsu. Entre elas, foram coladas várias camadas de tecido, para amortecer. A gola da camiseta também é mais baixa do que o normal, seguindo os mesmos princípios do shiatsu. “A camiseta provoca um leve despertar toda vez que a pessoa usando tenta deitar de barriga para cima”, explica.

Após meses de pesquisa, a tecnologia foi apresentada no I Simpósio de Fonoaudiologia Aplicada ao Sono, em São Paulo e, segundo Iara, aprovada. “A camiseta recebeu o aval de confiabilidade dos médicos, dentistas e colegas fonoaudiólogos presentes”, orgulha-se. Ela ressalta que o pijama é um recurso, mas que não muda a necessidade de quem tem distúrbios do sono consultar um médico especialista.

Sobre os resultados, Iara conta que recebe muitas respostas positivas de pessoas que passaram a roncar menos. No site, é possível ler vários depoimentos de usuários. “Algumas pessoas têm dificuldade de adaptação no início, outras que não conseguem usar. Mas é isso mesmo, ela é feita para incomodar”, esclarece. Para ela, o principal são os relatos de pessoas que tiveram a qualidade do sono melhorada. “Esse é o objetivo”.

As camisetas são vendidas por R$ 83, pela internet. As cem unidades do estoque piloto já estão esgotadas, mas Iara garante que está correndo para produzir mais camisetas antironco.

Fonte: http://g1.globo.com/
Foto: Satish Krishnamurthy, via Flickr