fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Equipe Científica

EQUIPE CIENTÍFICA

DANIELA FRANCO BUENO

Possui graduação em Odontologia (1995), mestrado em Odontologia, Patologia Bucal, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2002); Doutorado em Genética Humana pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutorado em Genética Humana e Células-tronco no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e na University of California Los Angeles (UCLA), realizado de 2007 a 2011. Foi secretária geral da Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (gestão 2005-2009). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, onde desenvolve pesquisas básicas e translacionais na área de células-tronco e engenharia de tecidos. É responsável técnica pelo Centro de Processamento Celular do Hospital Sírio Libanês. Também é Membro do Corpo Clinico do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, onde atua como Cirurgiã Dentista na equipe multidisciplinar de atendimento à pacientes portadores de fissuras lábio palatinas e realiza pesquisas clínicas relacionadas ao tratamento e reabilitação dos portadores de malformações crânio-faciais congênitas. É membro do conselho multidisciplinar de saúde da ONG “Operação Sorriso Brasil”. É consultora científica da empresa R-Crio. Tem experiência e atua nas áreas de: odontologia para pacientes especiais (fissuras lábio palatinas e síndromes crânio-faciais), genética humana, engenharia de tecidos e células-tronco.

DANIEL NAVARRO DA ROCHA

Mestre (2011) e Doutor (2016) em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, com período sanduíche no Department of Biomaterials and Biomimetics at New York University College of Dentistry, New York City através do PDSE/CAPES. Graduação em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (2007). Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: titânio, nióbio, síntese de fosfato de cálcio e apatitas substituídas, produção de arcabouços porosos e recobrimento bioativos de metais inertes para utilização na área médica. Atualmente, aplicando os princípios da engenharia tecidual, visa a associação de células-tronco mesenquimais com os biomateriais para a terapia avançada.

FERNANDA CARLA BOMBALDI

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Possui doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na Université Laval (Quebec, Canadá). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento de biomateriais poliméricos.

GUSTAVO STOPPA

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás. Atuou nas áreas de saúde pública, imunologia, neonatologia, pediatria, alergia, integrante do SBI, SBP, WAO, EAACI, ISTC. Fellowship em células dendríticas e sua aplicabilidade no câncer de mama, em Göettingen, Alemanha. Trabalhou como secretário de saúde em duas diferentes cidades do entorno de Brasília, e acumulou o trabalho de diretor técnico do Hospital Municipal em uma delas. Implantou a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Daher. Atuou como neonatologista na Secretaria de Saúde do Distrito Federal em dois hospitais em dois momentos distintos. Trabalhou como pediatra em consultório particular por 15 anos tratando pacientes de pediatra geral bem como alergia pediátrica, publicando trabalhos científicos em congressos internacionais pelo mundo. Em 2018, teve um ano sabático, quando aproveitou para aprofundar conhecimentos em imunologia e células-tronco.

KARLA MENEZES

Graduada em Enfermagem (2004) e Ciências Biológicas (2005) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Biologia Celular em 2008 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a dissertação de mestrado desenvolvi um estudo pré-clínico para avaliar o tratamento com polilaminina em modelos experimentais de lesão medular. Doutorado em Biologia Celular em 2012 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado desenvolvi um estudo pré-clínico para avaliar potencial terapêutico de células-tronco mesenquimais derivadas do tecido adiposo humano em modelos experimentais de lesão medular. Em 2012 fui coordenadora de pesquisa do estudo clínico multicêntrico randomizado de terapia celular em cardiopatias – infarto agudo do miocardio. Durante os anos de 2012 a 2015 fui supervisora de pesquisa clínica do Laboratório Excellion, onde participei de desenvolvimento de projetos de pesquisas clínicas e pré-clínicas envolvendo terapia celular aplicados à doenças em diferentes áreas médicas, como ortopedia, odontologia, cirurgia plástica, dermatologia e neurologia. Durante os anos de 2015 a 2021 fui professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis, na qual instituição trabalhei como coordenadora de pesquisa clínica em medicina regenerativa. Atualmente, tenho uma empresa de consultoria cientifica CELLREPAIR através da qual dou suporte técnico e científico no desenvolvimento de pesquisas científicas em medicina regenerativa.

YASMIN RANA DE MIRANDA SILVA

Bacharel (2014) e Licenciada (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências, na Área de Biologia, Genética pela Universidade de São Paulo em 2016. Atualmente é doutoranda em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC. Realizou iniciação científica em 2011, no Laboratório de Neurociências e Comportamento, localizado no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências, conduzindo um projeto que visava estudar como o enriquecimento ambiental influencia memória de reconhecimento social em ratos Wistar (Rattus novergicus albinus). Foi bolsista de graduação-sanduíche em 2013, na “University of Sydney”, pelo programa Ciência sem Fronteiras e realizou um estágio juntamente ao “Regenerative Neuroscience Group” no “Brain and Mind Research Institute”, aprendendo técnicas relacionadas ao estudo de precursores neuronais presentes no tecido cutâneo adulto. Realizou iniciação científica em 2016, no Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias – SP, localizado no Departamento de Genética do Instituto de Biociências, com o tema “Análise das três principais mutações causadoras da doença de Gaucher no Brasil em pacientes com doença de Parkinson”. Realizou Mestrado no Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias – SP com o tema “Estabelecimento de neurônios serotoninérgicos e organoides cerebrais como modelos in vitro para o estudo do Transtorno Depressivo Maior”. Atualmente trabalha com modelagem in vitro para doenças neurodegenerativas.

ROBERTO DALTO FANGANIELO

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências/Universidade de São Paulo (IB/USP – 2004) e doutorado em Genética pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP (IB/USP – 2010). Durante o programa de doutorado foi “visiting student” junto ao Department of Orthopaedics and Rehabilitation da Yale University/EUA (2008 a 2009). Atua também no serviço de aconselhamento genético de síndromes e malformações craniofaciais do Centro de Estudos do Genoma Humano – USP. Foi membro criador (2002) e colaborador da Ocareté, associação com o objetivo de oferecer trabalho voluntário direcionado a populações em estado de vulnerabilidade social (http://ocarete.org.br/).

RODRIGO BREDARIOL ACHILLES

Cirurgião plástico graduado pela FCMS (Faculdade de Ciências Médicas de Santos). Membro Titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Especializado em Cirurgia Geral pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Botucatu. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Plástica Clínica pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).