fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Mulher dá à luz em calçada horas após ser liberada por médico em SC

Hospital diz que responsabilidade é do profissional, que não foi localizado. Caso aconteceu no domingo.

Uma mulher de 42 anos deu à luz em uma calçada no bairro Santa Cruz, em Xanxerê, no Oeste catarinense, horas depois de ser liberada por um médico do Hospital São Paulo. A criança, uma menina, nasceu na madrugada de domingo (10) e seguia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quinta (14).

De acordo com o pedreiro Itacir Rubas, marido da paciente, ela sentiu dores e procurou o hospital na noite de sábado. “Examinaram e disseram que faltavam duas semanas ainda para nascer. Quando ela chegou eu disse que ela não deveria nem ter voltado”, contou Itacir.

As dores continuaram, e o casal decidiu chamar os bombeiros. A mulher preferiu esperar do lado de fora e a criança acabou nascendo na calçada, com a ajuda do pai e de uma vizinha.

‘Jamais esperava’
“Me deu um piripaque na hora em que nasceu nas minhas mãos, eu jamais esperava”, disse o pedreiro, que já tinha outros filhos de um casamento anterior, mas nunca havia vivido situação parecida.

“Estava garoando, e comecei a gritar para minha filha trazer o guarda-chuva. A gente pegou um cobertor, cobriu ela e a criança”, contou Dilce Felipini, vizinha que ajudou no parto.

Quando os bombeiros chegaram ao local, a criança estava nos braços do pai, com partes do corpo arroxeadas. “Fiquei bem preocupada por a criança não ter chorado e devido à condição geral dela”, disse a bombeira Silvia Regina Baraldi. “A criança tomou toda a chuva”, complementou.

Mãe e filha foram levadas para o hospital. A mulher foi liberada, mas acompanha a filha na UTI. O estado da criança, que nasceu com 2,8 quilos, é considerado estável.

O hospital informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a conduta no atendimento “é de responsabilidade do médico”. O G1 tentou contato com o consultório dele, mas a recepcionista informou que o profissional estava em atendimento em outra cidade. Ele também não atendeu o telefone celular.

Fonte: http://g1.globo.com/
Foto: mrhayata, via Flickr