fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Garoto perde testículo e família processa médico de PS Municipal

A família de um garoto de 15 anos, que perdeu um dos testículos em maio deste ano, entrou na Justiça contra o médico, o ICV (Instituto Ciências da Vida) e a Prefeitura de Franca (SP), por negligência médica. Pediu R$ 788 mil por danos morais.

O adolescente, que teve torção testicular, precisou amputar o testículo depois que o médico teria ignorado os sintomas, incluindo o atestado de outro profissional.

O ICV, um dos processados, é o mesmo instituto que teve documentos apreendidos em sua sede pela Polícia Civil, na operação que investiga a atuação de falsos médicos na rede pública de saúde.

Segundo o advogado, o adolescente passeava em Ibiraci (MG), local onde tem familiares, quando teria sentido os primeiros sintomas de torção testicular. Em um primeiro atendimento, na Santa Casa da cidade, o médico realizou alguns exames e constatou o problema. Por tratar-se de um caso que necessitava de intervenção cirúrgica, teria sido indicado à mãe que ela voltasse para Franca e procurasse um médico para realização do procedimento cirúrgico indicado.

Com os exames e o atestado do médico de Ibiraci, imediatamente a mãe e o garoto teriam voltado para Franca e ido ao Pronto-socorro “Álvaro Azzuz”, quando o médico teria ignorado os sintomas, receitado apenas um remédio e encaminhado o adolescente para casa.

No outro dia, ainda com muita dor e os sintomas agravados, o adolescente voltou a procurar o PS, sendo atendida por outro médico, e esse sim teria confirmado o diagnóstico inicial e encaminhado o garoto para a Santa Casa de Franca.

“O caso de torção testicular é muito grave. O diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível para evitar a amputação. Nesse caso, com a negligência do segundo médico que atendeu o adolescente, o testículo sofreu alterações irreversíveis, obrigando a sua extirpação. Por isso, enxergamos a negligência e acionamos a Justiça”, disse o advogado.

A família entende que houve negligência porque não foi solicitado nenhum exame. “Nós processamos a culpa pela negligência, imperícia e pela imprudência, porque a partir do momento que você tem um exame e um atestado de outro médico de que é uma torção de testículo, o mínimo que o PS poderia ter feito, junto ao médico, era um exame mais aprofundado e não somente medicar e liberar o menino sem qualquer diagnóstico.”

Outro lado
A Prefeitura informou que a Secretaria de Saúde, “com certeza”, vai apurar o que ocorreu, “como sempre tem feito em casos dessa natureza”. As ligações feitas ao único número de telefone do médico que a reportagem conseguiu não foram completadas. Ele atuaria apenas no PS. O ICV informou que foi notificado apenas no final da tarde de ontem sobre o caso e que aguardaria a avaliação de seu Departamento Jurídico, para emitir um posicionamento oficial a respeito.

Fonte: http://gcn.net.br/
Foto: PROHotlanta Voyeur, via Flickr