fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Em Santa Catarina, paciente teve o joelho direito operado, em vez do esquerdo

Cirurgia de menisco. Um procedimento aparentemente simples, se tonou um transtorno para a agente de saúde de Itaiópolis (SC), Andrelina Eva Franco dos Santos, de 55 anos. A cirurgia realizada no último dia 13/08 no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra (SC), que era para ter sido feita no joelho esquerdo, segundo ela, não aconteceu – e para espanto da agente comunitária e de sua família, o joelho direito é que tinha sido operado.

Andrelina contou que realizou todos os exames para fazer a cirurgia de menisco do joelho esquerdo, inclusive consultou com o médico que a operou, mas ao acordar da anestesia constatou que haviam operado o joelho errado, “Disse para o meu filho: suspeitei que o meu joelho que foi operado era o direito. E realmente operaram o direito, o joelho errado!”, apontou. Andrelina ficou apavorada e chegou a passar mal, só ao pensar que teria que passar por tudo novamente, para operar o outro joelho “Queriam me levar de volta para sala de cirurgia, para operar o outro joelho na hora, mas não aceitei”, falou. Disse estar ainda muito assustada.

Segundo a paciente, o médico que a operou não falou o que ele fez, apenas disse que era preciso operar o joelho direito “Mas como?! Ele não tinha exames”, questiona ela afirmando que nunca sentiu dores no joelho direito, e que agora dói mais que o joelho que era para ter sido operado, “O médico se desculpou, se ofereceu a fazer uma nova cirurgia, mais não quero mais esse médico”, comentou.

Referente ao atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, Andrelina disse que a direção falou que “alguém falhou” no atendimento e que o hospital irá reparar o dano, “Eles prometeram tudo lá na hora, me trocaram de quarto, me levaram para uma suíte, estava em um quartinho bem precário, me trataram melhor, mas somente depois que viram o erro”, disse a agente de saúde que já contratou um advogado para acompanhar o caso.

A paciente também falou que não foi dada nenhuma justificativa do porquê operaram o joelho errado. “A única coisa foi que ele [médico] deixou escapar que as enfermeiras não marcaram a perna para ele operar”, contou explicando que realizou todos os exames, que fez uma ressonância magnética, consultou com o médico em Itaiópolis e levou o prontuário do ortopedista itaiopolense no dia da cirurgia, “O médico não perguntou qual joelho eu precisava operar (…), não vi o médico antes da cirurgia, porém quando estavam fazendo os preparativos para cirurgia senti que estavam mexendo no joelho errado, porém devido a anestesia adormeci e não consegui mais falar nada”, lamentou.

O que diz o médico
O médico afirmou que toda sua defesa está no prontuário, e que não há mais a declarar: “Não teve cirurgia de joelho errado, não houve erro médico, foi uma opção de operar o outro joelho, operei o joelho que achei que estava pior no momento. Está no prontuário tudo isso”, pontuou. Disse ainda que a decisão de operar o joelho direito foi baseada em exame físico, clinico e de uma artroscopia diagnóstica, feita na hora da cirurgia.

Segundo o médico, a artroscopia diagnóstica é um exame que coloca um vídeo dentro do joelho, “ele é muito mais válido que uma ressonância, foi uma opção em fazer o melhor para ela”, comentou. Falou ainda que a Adrelina tem dor na perna esquerda porque ela tem um outro problema de coluna que faz doer mais a outra perna, “Ela preferia que operasse o outro joelho mais expliquei para ela que a dor da coluna que corre para perna continuaria. O joelho pior no momento avaliado por mim era o direito”, apontou.

O médico também confirmou que está afastado do hospital no momento, devido ao transtorno que o fato causou.

A paciente rebate, dizendo que ele não tinha exames para atestar que o seu joelho direito precisaria ser operado, mas sim o esquerdo que foi examinado e o qual apresentava problema, “meu joelho direito nunca doeu, nunca senti nada nele” – contesta indignada a paciente Andrelina.

HSVP
A direção do Hospital São Vicente de Paulo informou que foi dada toda a assistência à família da Andrelina Eva e que está apurando o caso.

Por Gazeta de Riomafra

Fonte: http://www.clickriomafra.com.br/
Foto: Alison Postma, via Flickr